Em 2023, o nascimento de Machado de Assis (1839-1908), o mais importante escritor da literatura brasileira, completa 184 anos. Para celebrar esse marco, está em cartaz na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1.190), em Porto Alegre, a exposição Singular Ocorrência: Os 184 Anos de Machado de Assis. Autor negro que foi neto de africanos alforriados, escreveu romances como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, além de contos, peças de teatro e crônicas.
Na mostra, que segue em cartaz até o dia 26 de agosto, são apresentadas algumas das primeiras edições de seus livros, além de reproduções de fotos e documentos. Um dos destaques é a recriação de sua biblioteca, que permite conhecer os autores que o influenciaram. Gratuita, a visitação ocorre de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.
Casamento desconcertante
O capitão naval Jacob Störr (Gijs Naber) diz a um amigo que se casará com a primeira mulher que entrar no restaurante em que estão. Então chega Lizzy (Léa Seydoux, de Azul É a Cor Mais Quente), que acaba aceitando a proposta. Começa aí a relação marcada por incertezas retratada em A História da Minha Mulher, filme dirigido pela húngara Ildikó Enyedi que está em cartaz nos cinemas.
Cinema brasileiro na Sala Redenção
O dia 19 de junho marca o início do cinema no Brasil. Foi em 1898 que, pela primeira vez, imagens foram filmadas em território nacional. Por isso, a data marca o Dia do Cinema Brasileiro. Um evento comemorativo a esses 125 anos de história será realizado nesta segunda-feira (19), na Sala Redenção, no Campus Central da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), em Porto Alegre.
A partir das 19h, o média-metragem Caixa Preta (2022) será exibido com entrada franca. Na sequência, os diretores Saskia e Bernardo Oliveira conversarão com o público por meio de videochamada. O filme é uma experimentação em que os criadores exploram as possibilidades do audiovisual.
A dança plural de Flowjack
O bailarino Flowjack leva diferentes linguagens da dança para a performance Fluxo Mandinga, que terá duas sessões no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), em Porto Alegre. Aqui, o artista reflete sobre a influência do samba e da capoeira na cultura hip-hop, dialogando com a dança contemporânea. Parte do projeto Cenas Mínimas, o espetáculo será encenado nesta segunda e terça-feira, às 19h, com entrada franca.
Anjos e mortais
A novela Sexo dos Anjos, exibida originalmente em 1989, ganha a partir desta segunda-feira uma reprise no canal Viva, de segunda a sábado, às 14h40min. O folhetim de Ivani Ribeiro começa com Diana (Bia Seidl), o Anjo da Morte, designando um Emissário (Felipe Camargo) para buscar a mortal Isabela (Isabela Garcia). Porém, ao conhecê-la, ele se apaixona e sugere ao Anjo que leve a cruel e ciumenta irmã da moça, Ruth (Sílvia Buarque). Diana permite que a vida de Isabela continue, desde que ela só cometa mais dois pecados, e transforma seu Emissário em Adriano, um ser humano. A partir daí, ele faz de tudo para salvar a amada na Terra.