Com uma trajetória de reconhecimento internacional, Olga Kopylova é considerada uma das pianistas de maior destaque na música de concerto no Brasil.
E neste sábado (25) a musicista chega a Porto Alegre para apresentar, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), um concerto em que tocará obras de notáveis compositores do gênero. O programa incluirá peças de Ludwig van Beethoven, Claude Debussy, Théodore Akimenko e Heitor Villa-Lobos. Os ingressos para o espetáculo, que começa às 19h, estão esgotados.
Nascida no Uzbequistão, a artista iniciou seus estudos musicais com apenas quatro anos e, pouco tempo depois, aos seis, deu continuidade a sua formação em Moscou. Após passar pelas principais salas de concerto da Rússia, Kopylova se mudou para o Brasil em 2000 para ingressar no quadro de músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), instituição em que atua até hoje e uma das mais importantes da América Latina.
Durante essas duas últimas décadas, além de assumir o posto de pianista titular da Osesp, a artista se apresentou com diferentes orquestras do país. Foi também responsável pela criação do Curso de Piano de Orquestra na Academia de Música da Osesp. Hoje, concilia sua atuação de solista com as aulas que ministra e as parcerias com outros músicos.
Iguatemi recebe shows
O Parador da Figueira, no Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1.800), em Porto Alegre, tem promovido uma programação musical gratuita para seus visitantes. Neste fim de semana, a agenda segue com dois novos shows, sempre às 19h30min. No sábado (25), quem conduzirá a noite será o músico Cris Romagna, que irá apresentar o repertório de seu show autoral Tempo acompanhado de sua banda. Já no domingo (26) é a vez da banda Workstation participar do projeto. Com 33 anos de trajetória, o grupo é considerado um dos mais longevos da Capital, já tendo dividido o palco com nomes como Paralamas do Sucesso, Jota Quest e Paulo Miklos.
Concerto na Basílica
Neste domingo (26), às 20h, a Basílica Nossa Senhora das Dores (Rua dos Andradas, 587), na Capital, promove um concerto gratuito que destaca a obra do compositor italiano Gioachino Rossini (1792 -1868) e marca a reinaugurarão de um piano de cauda que foi doado à instituição em 2021. Para apresentar a Petite Messe Solenelle, o maestro André Delair conduzirá 27 músicos que, além do grupo Vocal ProVox, contará com o pianista Rodolfo Wulfhorst, o organista Leandro Ludwig e cantores líricos solistas.
Ney Fialkow
A Bell’Anima Produções abre sua temporada de apresentações neste sábado, a partir das 20h. A atração será o pianista Ney Fialkow, que realizará a estreia dos Prelúdios para Piano Livro II, compostos por Vagner Cunha especialmente para o instrumentista. Professor no Departamento de Música da UFRGS, Fialkow tem uma vasta trajetória, acumulando prêmios em concursos nacionais e no Exterior.
O recital ocorrerá no Recanto Maestro (Rua Oniotan, s/n°), localizado entre os municípios de Restinga Seca e São João do Polêsine. Os ingressos custam R$ 100 e estão à venda em Sympla.
No domingo, sem a presença do público, as obras serão gravadas em em um estúdio montado no local para posterior lançamento em disco, dando sequência a Prelúdios para Piano Livro I, álbum de 2017 com André Carrara ao piano.