O universo de O Senhor dos Anéis vai voltar aos cinemas. De acordo com o The Hollywood Reporter, a Warner Bros Discovery e a New Line estão desenvolvendo novos filmes da franquia, após o conglomerado de mídia assinar um contrato de vários anos com a Embracer Group AB, detentora dos direitos autorais das obras de J. R. R. Tolkien.
E o primeiro projeto oriundo da parceria já está definido: uma animação sobre a Guerra de Rohirrim. O filme se passará 183 anos antes dos eventos de O Senhor dos Anéis e contará o destino da Casa de Helm Hammerhand e do lendário Rei de Rohan. A produção tem estreia prevista para 12 de abril de 2024.
Não está claro quais outras histórias serão adaptas, mas o plano é manter a essência da trilogia de Peter Jackson, que foi lançada no começo dos anos 2000. E os projetos não terão relação com a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, já que os direitos da saga na televisão são do Amazon Prime Video — ou seja, o acordo é válido apenas para filmes, sem derivados televisivos.
"Vinte anos atrás, a New Line deu um salto de fé sem precedentes para realizar histórias incríveis, personagens e mundo de O Senhor dos Anéis na tela grande. O resultado foi uma série histórica de filmes que foram adotados por gerações de fãs. A oportunidade de convidar os fãs a se aprofundarem no mundo cinematográfico da Terra-média é uma honra, e estamos entusiasmados em fazer parceria com a Middle-earth Enterprises e a Embracer nesta aventura", disseram representantes da Warner em comunicado.
Vale ressaltar que o Embracer comprou os direitos que pertenciam, desde os anos 1970, à The Saul Zaentz Company, tornando-se a nova proprietária da divisão que é conhecida como Middle-Earth Enterprises. A subsidiária é a responsável por negociar os direitos de adaptação com várias empresas de mídia interessadas.