Em tributo ao cultuado cineasta espanhol naturalizado mexicano Luís Buñuel, que morreu há quatro décadas em 29 de julho de 1983, a plataforma MUBI lançou neste mês o especial Objetos Obscuros do Desejo: Os Filmes de Luís Buñuel.
A programação inclui três longas-metragens do mestre surrealista, começando por A Idade do Ouro (1930), já disponível para streaming. Lançado logo após o icônico curta-metragem Um Cão Andaluz, de 1929, feito por Buñuel em conjunto com Salvador Dalí, trata-se do primeiro longa do diretor e mais uma vez traz o pintor como coautor do roteiro. No centro da trama satírica, que escandalizou parte do público à época do lançamento, está um casal apaixonado que tenta consumar seu amor de qualquer forma, mas acaba sendo impedido sucessivamente, primeiro por suas famílias, depois pela igreja e no final pela própria sociedade burguesa.
O especial ganha o primeiro reforço na próxima segunda-feira (16), com a chegada de O Discreto Charme da Burguesia (1972) à MUBI. Um dos últimos filmes de Buñuel, a comédia fantástica acompanha um grupo de seis indivíduos sentados à mesa para um luxuoso jantar. No melhor estilo surrealista, contudo, é difícil diferenciar a linha entre realidade e sonho na ceia, que é continuamente adiada, seja por eventos reais, seja por questões imaginadas, como aparições fantasmagóricas. A obra conquistou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1973.
A terceira e última parte da mostra chega à MUBI apenas em 23 de janeiro, com a disponibilização de Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977), último longa-metragem dirigido por Buñuel, que passou os últimos anos em reclusão e longe das câmeras, por causa de problemas de saúde. O clássico filme, com Ángela Molina e Carole Bouquet, acompanha o desenrolar da relação entre uma camareira de 19 anos e um rico francês de meia-idade, que se apaixona por ela e acaba sendo manipulado pela garota ao tentar conquistá-la.
Cozinhando para a Casa Maiko
Uma viagem até o distrito de gueixas em Kyoto, no Japão, a série Makanai: Cozinhando para A Casa Maiko estreia nesta quinta-feira (12) na Netflix, com Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2018 por Assunto de Família, como showrunner e roteirista.
A produção, que adapta para as telas os populares quadrinhos de Aiko Koyama, narra as aventuras da jovem Kiyo (Nana Mori), que conquista o cargo de cozinheira (“makanai”) em uma casa onde aprendizes de gueixa (“maikos”) moram juntas. Ao lado dela está Sumire, sua amiga de infância na pequena Aomori, que também está se adaptando à realidade vibrante de Kyoto.
Volta das noites de “FBI”
A noite será movimentada para o Federal Bureau of Investigations. A partir das 21h30min, estreia no canal por assinatura Universal a 5ª temporada da série FBI, criada por Dick Wolf, que segue uma equipe de detetives em Nova York.
Na sequência, às 22h20min, é a vez da 2ª temporada de FBI: International, que acompanha o cotidiano do escritório europeu da organização. Por fim, às 23h10min, estreia a 4ª temporada de FBI: Os Mais Procurados, parte da mesma franquia.
Inquilinas homenageia Gal costa
O grupo Inquilinas será um dos destaques do Porto Verão Alegre nesta quinta (12). No átrio do Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1.080), o quarteto dedicará seu espetáculo à memória de Gal Costa. Criado a partir da junção de nomes da nova cena artística da cidade, o grupo é formado por Mel Souza, Paola Kirst, Thays Prado e Viridiana. O show começa às 20h, e os ingressos estão esgotados.
Nesta quinta, outros seis espetáculos também estarão na programação do festival. Dentre eles, a clássica peça gaúcha Goela Abaixo ou Por Que Tu Não Bebes?, em cartaz no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835); e a comédia Habite-me, que mescla diferentes estilos teatrais em uma narrativa onde a protagonista contracena com um boneco.
Formação no Farol Santander
O Cine Farol Santander dá início nesta quinta (12) a uma série de formações pensadas para diferentes públicos interessados em se aprofundar no audiovisual. No primeiro curso, que ocorrerá nesta tarde, Bruno Carvalho apresenta os elementos que definem a forma final de um filme. As inscrições para essa oficina já estão esgotadas, mas a programação conta ainda com outras formações gratuitas que seguem recebendo participantes.
No dia 17, Marco Arruda fala sobre o tema Animando Desenhos. Já no dia 19, Rodrigo John abordará a temática Animação: técnicas e linguagens. Para participar das atividades, os interessados devem acessar o site farolsantander.com.br. O público-alvo são jovens de 10 a 17 anos e professores da rede de ensino básico.
O som de Belchior em destaque
Grupo criado para homenagear o legado e a memória de Belchior, Os Latinoamericanos serão a atração do projeto Ocidente Acústico nesta noite. A partir das 21h30min, eles estarão no palco do Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960) para executar os principais sucessos do cantor e compositor. Os ingressos custam a partir de R$ 30 e podem ser adquiridos via sympla.com.br, com taxas.