Herdeiros de Hitchcock
Considerada a obra-prima de Alfred Hitchcock, Um Corpo que Cai está no centro da mostra A Vertigem do Cinema Moderno, que a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe desta quarta-feira até 28 de abril. O ciclo prevê uma seleção de 15 filmes que dialogam com o clássico de 1958, que será projetado em cópia restaurada em três sessões: hoje, 20 de abril (com debate com Luiz Carlos Oliveira Jr.) e 23 de abril, sempre às 18h. Na abertura da mostra, hoje, também serão exibidos, a partir das 20h, o curta Vertigo Rush, do diretor austríaco Johann Lurf, e A Névoa Verde, dos canadenses Guy Maddin, Galen Johnson e Evan Johnson, em sessão comentada pelo crítico, professor e montador Milton do Prado. O ciclo terá títulos de diferentes épocas, como Blow-Up – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni; Sem Sol, de Chris Marker; Dublê de Corpo, de Brian De Palma; A Estrada Perdida, de David Lynch; e Você e os Seus, de Hong Sang-soo – o último, inédito em Porto Alegre, foi escolhido para a sessão de encerramento, em 28 de abril, às 18h30min. O ingresso custa R$ 10 (inteira), no local.
Mergulho instrumental em Caetano
Músicas clássicas de Caetano Veloso executadas por uma big band. Esta é a promessa do projeto Caetano Brass, que tem lançamento nesta quarta-feira, às 20h30min, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307). Idealizada pelo trompetista Renato Batista, a homenagem ao mestre baiano é levada a cabo por nove instrumentistas conhecidos da cena musical gaúcha. Além de Batista (trompete/flugelhorn), o time conta com Jorginho do Trompete (e flugehorn), Carlos Mallmann (trombone), Günter Jr (sax tenor), Tito Paraguassú (sax alto), Alex Cabeleira (sax barítono/flauta), Edu Martins (contrabaixo e arranjos), Luiz Mauro Filho (piano) e Marquinhos Fê (bateria). No repertório, versões instrumentais de sucessos como Tigresa, Odara, Desde que o Samba É Samba e Samba de Verão. Os ingressos saem por R$ 30 (inteira) pelo sympla, em bit.do/eNuWq.
Semana dedicada aos livros
Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril, em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato) e o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril), a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) volta a promover a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura, com palestras, exibição de filmes, espetáculos, feiras e mesas redondas. As atividades começam nesta quarta-feira, às 9h, com o seminário de abertura Literatura: Da Oralidade ao Game, no Auditório da Caixa Econômica Federal (Rua Andradas, 1.000). A maior parte da programação é gratuita e se estende até o dia 24, em outros pontos da Capital, como na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736) e na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1.190). Confira todas as atividades em ielrs.blogspot.com.