Macalé no palco do Agulha
O cantor e compositor Jards Macalé sobe hoje ao palco do Agulha (Rua Conselheiro Camargo, 300), em show intimista de voz e violão, às 21h30min. O músico carioca incluiu no repertório composições como Farinha do Desprezo, Revendo Amigos e Mal Secreto, entre outras músicas célebres nos seus mais de 50 anos de carreira. Inquieto e com fama de artista alternativo – embora não a tenha conquistado intencionalmente –, Macalé volta ao Estado três anos depois de gravar seu primeiro DVD, registrado ao vivo no Theatro São Pedro. O bar do Agulha abre às 19h, e os ingressos variam de R$ 40, o primeiro lote da meia-entrada, até R$ 120. Ingressos e informações em bit.ly/JardsAgulha.
Viagem futurista
O 8º Projeto Som no Salão abre a programação deste ano hoje com a banda Trabalhos Espaciais Manuais, em show inédito que narra uma jornada interplanetária e conta com projeções cibernéticas de Lívia Koeche. O espetáculo cênico-musical é inspirado nas narrativas de ficção-científica de caráter futurista e terá o lançamento do clipe Manobra de Dobra em Urano. O projeto, em atividade desde 2010, seleciona quatro músicos ou grupos e recebe em torno de cem inscritos por edição. O show tem entrada franca e começa às 20h, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110).
Exposições
A agenda de artes visuais está movimentada hoje no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e no Margs. Quatro exposições selecionadas no edital 2018 abrem as portas às 19h no IAB (Rua General Canabarro, 363). As mostras no instituto são Entre Dois, de Caroline Veilson, Qual Arte É Livre?, do coletivo de 13 artistas
Grupo Insubmissões, Sólido, de Antonio Mainieri, e Corpo Vazado, de Ricardo Aguiar. Na sala Iberê Camargo do Margs (Praça da Alfândega, s/n), às 19h, será aberta a instalação de Ana Mähler. Siga a Regra de Ouro é composto por um cubo de 2,7 metros cúbicos, pintado de dourado internamente, no qual há um pedestal com um objeto semelhante a uma joia e uma estrutura com gavetas pequenas. A artista provoca questionamentos sobre a realidade, as ações e os valores da sociedade, em uma época em que a virtualidade de relações, as notícias falsas e as redes sociais podem afastar as pessoas.
O oitavo dia
O empresário Nelson Sirotsky e a escritora Leticia Wierzchowski autografam hoje, às 18h, na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, O Oitavo Dia – livro que combina memórias, biografia, história empresarial e reflexões. O Oitavo Dia guarda um simbolismo especial no judaísmo. É quando se deve circuncidar o bebê na cerimônia conhecida como brit-milá, que representa a aliança com Deus. Foi por ocasião do brit-milá de seu terceiro neto, no ano passado, que Nelson Sirotsky percebeu que ele mesmo inaugurava uma nova etapa da vida e sentiu a necessidade de registrar parte de sua trajetória. O resultado é o livro escrito em parceria com a autora de romances de sucesso como A Casa das Sete Mulheres.