VIRADA NO SARAU
A atriz Deborah Finocchiaro e o jornalista Roger Lerina voltam a se reunir hoje, a partir das 20h, no London Pub & Bistrô (Rua José do Patrocínio, 964), para a segunda edição do projeto Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados. Sob o tema Esquenta pra Virada, a dupla recebe Vitor Ortiz, um dos organizadores da Virada Sustentável 2018, o artista visual Leandro Selister, a flautista Nívia Martiny e o trio 50 Tons de Pretas (na foto). Sarau Voador é um projeto criado por Deborah e Lerina em março deste ano e pretende ser um espaço de debate de ideias e apresentações artísticas das mais diversas formas de expressão. Nesta edição, serão discutidas as atividades promovidas pela Virada Sustentável, evento que será realizado em Porto Alegre entre os dias 6 e 8 de abril e tem como atrações uma exposição de Selister e uma apresentação do 50 Tons de Pretas. Os ingressos para o sarau de hoje custam R$ 30 e podem ser comprados no local.
MADBLUSH LANÇA EP NO VENEZIANOS
O cantor gaúcho Madblush acaba de lançar, com show em São Paulo, seu segundo EP, intitulado Cactus II. Com cinco faixas, o álbum volta a misturar gêneros como eletrônico, pop e funk, mas traz ritmos como trap, batuque e baião em músicas que falam sobre sexualidade, festas e amor com a pegada irônica e crítica que são características do artista. Cactus II tem lançamento em Porto Alegre previsto para esta quarta, quando o cantor deve fazer show no Venezianos Pub Bar (Rua Joaquim Nabuco, 397) a partir das 21h30min. O evento gratuito marca ainda o lançamento da exposição Transvolutivo, do fotógrafo R. Balbuena.
ENTRE O SÓLIDO E O GASOSO
A relação do ser humano e suas emoções com os estados físicos dos elementos são a premissa da nova exposição do fotógrafo Emílio Speck. Sólido, Líquido e Gasoso – Fotografias de Emílio Speck entra em cartaz hoje, às 13h, na Biblioteca do Sicredi (Av. Assis Brasil, 3.940), como parte do projeto Quarta Cultural, que leva eventos gratuitos e abertos ao público à biblioteca. Nesta mostra, o fotógrafo pensa no estado sólido como o corpo e suas ideologias; o líquido como as emoções; e o gasoso como algo sublime. A exposição fica em cartaz até 30 de abril e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h.
PINHEIRO MACHADO PELO MUNDO
Conhecido por comandar a L&PM Editores, Ivan Pinheiro Machado abre hoje, às 19h, na Galeria Gestual (Rua Lucas de Oliveira, 21), a exposição Volta ao Mundo em 80 Quadros. Formado em Arquitetura e com experiência como fotógrafo e jornalista, Pinheiro Machado começou a dedicar-se à pintura nos anos 1970. Nesta mostra, o artista reúne 80 obras que remetem a temas ou lugares que o interessaram em quatro décadas de pintura. São quadros em pequeno formato que destacam, segundo o artista, "a prática da vida, os afetos, as alegrias, as nossas dores e as dores do mundo". Estão retratados lugares como a Times Square, em Nova York, a orla de Ipanema, no Rio de Janeiro, e as sacadas de Ouro Preto, em Minas Gerais. Volta ao Mundo em 80 Quadros pode ser visitada até 25 de abril, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.
CINEMA AUTOBIOGRÁFICO
O documentário Quarto Camarim, de Camele Queiroz e Fabricio Ramos, terá sessão única hoje, às 19h30min, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1.085). Contemplado pelo programa de fomento Rumos Itaú Cultural, o longa conta a história do reencontro, após 27 anos de separação, entre a diretora Camele Queiroz e seu tio Roniel, que é travesti e adotou o nome de Luma. Por meio de diálogos tensos e da aproximação entre as duas personagens, o filme trata sobre o próprio fazer do cinema, já que em determinado momento a diretora se questiona se buscou o reencontro por razões afetivas ou simplesmente para filmar um documentário. Quarto Camarim já passou por capitais brasileiras e por festivais no Canadá, na Venezuela e na República Dominicana. Após a sessão de hoje, haverá debate.