Quem precisa atualizar a carteira de vacinação neste fim de semana em Porto Alegre deve procurar um dos três pontos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) até as 16h deste sábado (28). Os locais são as unidades de saúde Tristeza e Jardim Itu, para crianças e adultos, e o Shopping João Pessoa, somente para adultos.
A primeira dose contra covid-19 estará disponível para crianças de cinco a 11 anos, das 9h às 16h, e a segunda dose de CoronaVac e de Pfizer será oferecida a crianças vacinadas há 28 dias e há oito semanas, respectivamente, nos mesmos locais.
Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, da mãe ou do responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou deve ser apresentado um termo de consentimento assinado pelo genitor e pela pessoa responsável pela criança no momento da vacinação. No caso da segunda dose, é preciso apresentar carteirinha de vacinação.
A primeira dose da vacina contra o coronavírus será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF. A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen há oito semanas, e com CoronaVac, há 28 dias. Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.
A terceira dose estará disponível para imunocomprometidos a partir de 18 anos vacinados com a segunda dose da Janssen há quatro meses. Com relação às demais vacinas, estão aptas todas as pessoas a partir de 18 anos vacinadas com a segunda dose há quatro meses, gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda imunização há quatro meses e imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda injeção há oito semanas.
A quarta dose estará disponível para todos os imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 63 anos vacinados com a terceira aplicação há quatro meses. Para receber a terceira ou quarta doses, além de comprovante de identidade com CPF e carteira de vacinação, imunocomprometidos devem apresentar a comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Vacinação da gripe
A vacina da gripe estará disponível para pessoas acima de 55 anos, profissionais de saúde, crianças de seis meses a nove anos, gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), povos indígenas, professores e demais trabalhadores da educação básica e do Ensino Superior, pessoas com deficiência permanente, quem tem doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
Para receber a imunização, idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. Trabalhadores que podem ser imunizados devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante. Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Condições de saúde podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo.
Durante o fim de semana, pessoas com problemas respiratórios poderão procurar um dos prontos-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas.