O Instituto Estadual Paulo da Gama, localizado no bairro Coronel Aparício Borges, zona leste de Porto Alegre, suspendeu as aulas nesta sexta-feira (27) para que fosse feita uma higienização de combate ao coronavírus. As aulas devem ser retomadas na segunda-feira (30), e a recuperação da carga horária deverá ser realizada no decorrer do semestre, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
Pais informaram à reportagem que na quinta-feira (26) já não houve aula em razão do aumento repentino de casos suspeitos e confirmados de coronavírus entre alunos e funcionários do instituto. Também há elevação de contaminações na Escola Padre Rambo, no bairro Partenon, segundo relatos. Neste caso, a Seduc ainda não confirma surto de covid.
A pasta também informa que os estabelecimentos de ensino devem seguir a nota informativa n° 38 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e da Secretaria Estadual da Saúde (SES), atualizada em março deste ano. A nota traz as orientações para as diferentes etapas de ensino e sinaliza a necessidade e o período de afastamento para cada público.
Com a recente elevação dos casos de coronavírus, alguns municípios do Rio Grande do Sul retomaram a obrigatoriedade do uso de máscaras no ambiente escolar. É o caso de cidades como Eldorado do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Guaíba e São Leopoldo.
Todas as 21 regiões do Estado, dentro do sistema 3As de monitoramento da pandemia, receberam avisos do Gabinete de Crise pela segunda semana consecutiva devido ao aumento no número de novas infecções pela doença.