A chegada de um novo lote de vacinas contra a covid-19 para Caxias do Sul possibilita a ampliação das faixas etárias a partir de quarta-feira (4). Conforme novo cronograma da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na quarta e na quinta-feira (4 e 5) serão imunizadas pessoas com 32 anos ou mais. Já na sexta-feira (6) será a vez da população a partir de 31 anos.
É preciso apresentar documento com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Na quarta, excepcionalmente, a aplicação será oferecida a partir do meio-dia, pois na parte da manhã a SMS receberá novos lotes de imunizantes. Na quinta e na sexta-feira, a aplicação segue em horário normal, com início às 8h.
A primeira dose estará disponível em todas as unidades básicas e vacinadoras, exceto a UBS São Vicente.
O cronograma de segunda dose não sofre alterações; veja os detalhes abaixo.
Serviço da primeira dose por faixa etária
:: O que: primeira dose da vacina contra a covid-19 em Caxias do Sul
:: Quando: quarta-feira e quinta-feira para pessoas de 32 anos ou mais. Na sexta-feira, estará disponível para a população a partir de 31 anos.
:: Onde: em todas as unidades, exceto a UBS São Vicente.
:: Horário: na quarta-feira, exclusivamente, a aplicação inicia-se ao meio-dia. Na quinta e sexta-feira, as UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário atendem das 8h às 20h e as demais unidades vacinam das 8h às 15h30min.
Cronograma segunda dose
Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) que fizeram primeira dose de AstraZeneca: devem fazer a segunda dose de Pfizer nas unidades Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. Neste caso, a dose estará disponível a partir desta terça-feira (3). A recomendação é ir na data anotada na carteira de vacinação (12 semanas após a primeira dose).
Mulheres que fizeram primeira dose de AstraZeneca e já passaram o período do puerpério (45 dias pós-parto): fazem a segunda dose de AstraZeneca em qualquer unidade básica de saúde ou vacinadora. Aquelas cuja data da segunda dose já passou também podem comparecer.
Pessoas que precisam da segunda dose da CoronaVac: buscar o imunizante de terça a sexta-feira (3 a 8 de agosto) quem fez primeira dose entre os dias 5 a 9 de julho ou antes. A recomendação é ir na data anotada na carteirinha de vacinação. Quem está com a segunda dose de CoronaVac atrasada também pode comparecer. A vacina estará disponível nas unidades Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.
Demais pessoas que precisam da segunda dose da AstraZeneca devem seguir o esquema abaixo em todas as unidades básicas de saúde e vacinadoras, exceto a São Vicente:
Quarta-feira, 4 de agosto: quem fez primeira dose em 26 de maio ou antes.
Quinta-feira, 5 de agosto: quem fez primeira dose em 27 de maio ou antes.
Sexta-feira, 6 de agosto: quem fez primeira dose em 28 de maio ou antes.