Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19 de pessoas com asma, GZH levou a médicos especialistas e à Secretaria Estadual da Saúde (SES) perguntas enviadas pelos leitores a respeito da doença. De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra o coronavírus os que sofrem de asma grave — aqueles em que a pessoa faz uso recorrente de corticoides sistêmicos ou já foi internado previamente por causa de crise asmática.
Para quem se encaixa nesse grupo de comorbidades, a vacinação já está ocorrendo no Rio Grande do Sul, por ordem de idade. Em Porto Alegre, por exemplo, a faixa etária a partir de 28 anos começou a ser vacinada com a primeira dose nesta terça-feira (18). A abrangência de mais faixas etárias aumenta conforme a chegada de novas doses de imunizantes a cada município.
No FAQ da vacinação, confira as respostas sobre a relação da covid com a asma, na aba das comorbidades, além de uma série de outros esclarecimentos sobre a imunização, respondidos por especialistas.