As prefeituras que fazem parte da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) decidiram em conjunto, nesta quarta-feira (3), decretar o fechamento de atividades não essenciais no próximo fim de semana (6 e 7), devido ao risco de colapso da saúde na região. A medida será adotada em 21 dos 23 municípios da área. Apenas Santo Antônio da Patrulha e Caraá ainda não decidiram se ingressam no conjunto, mas todas as cidades com faixa de areia adotarão as medidas.
Entre as medidas, está o fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo supermercados, de 0h de sábado (6) até 23h59min de domingo (7). A orientação anterior era de reabrir somente às 5h de segunda-feira (8), mas a Amlinorte definiu que não seria necessário. Farmácias funcionarão só com sistema de entrega, assim como os restaurantes.
Em decretos próprios, Capão da Canoa e Xangri-lá, permitirão que supermercados façam venda por entrega (sem atendimento presencial), e as farmácias poderão abrir, ainda que exista uma orientação da Amlinorte para que funcionem em sistema de telentrega, se for possível.
O sistema de telentrega também será a forma de funcionamento dos restaurantes. Os postos de combustíveis permanecerão abertos, mas as lojas de conveniência ficarão fechadas. As atividades essenciais das prefeituras permanecerão em funcionamento. A circulação nas ruas, porém, estará liberada, situação que impede que as medidas sejam caracterizadas como lockdown.
As prefeituras estão editando decretos, para publicação ainda nesta quarta-feira. Os supermercados serão avisados para uma preparação especial para a alta demanda nesta quinta-feira (4) e na sexta-feira (5).
A região tem aumento no número de pacientes em fila de espera aguardando leitos, sendo 40 para UTI e 56 para leitos clínicos. Foram registrados 815 novos casos em 24 horas, atingindo o total de 33.786 infectados confirmados. São 11 mortes em 24 horas, totalizando 568 na região desde o início da pandemia. A taxa de ocupação de UTI é de 100%.