A curva de internações em UTIs segue em alta no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (3), com 1.828 pacientes em leitos de UTIs adulto com confirmação de covid-19. Há ainda outras 215 pessoas também internadas em UTIs por suspeita da doença, aguardando o resultado do teste de covid-19.
Os mais de 1,8 mil internados em UTIs pela covid-19 mantém a curva ascendente registrada desde 8 de fevereiro. Há uma semana, eram 1.270 pessoas nessa situação. Há 30 dias, eram 805.
O aumento ininterrupto de internações em UTIs já provoca falta de leitos e, consequentemente, lista de espera para que novos pacientes sejam hospitalizados.
– A nossa regulação tem trabalhado como nunca. As nossas equipes a fazer de três a quatro rounds por dia para classificar a lista de espera e ver as condições de cada paciente. É dramático, porque ampliamos em 130% o número de leitos, significa que mais que dobramos, e não está sendo suficientes. A situação é muito preocupante – avaliou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, na noite dessa terça (2).
Total de internados também bate recorde
Também segue crescente o número total de internados, quando são contabilizados pacientes suspeitos e confirmados de covid-19, tanto em leitos de UTI quanto em leitos clínicos. No início da tarde desta quarta são 6.684 pessoas hospitalizadas com confirmação da doença ou aguardando o resultado do teste molecular.
Há uma semana, esse total era de 4.642 pessoas. Há 30 dias, eram 2.309.
Os dados de hospitalizações são públicos, atualizados em tempo real, estão disponíveis no painel do governo do Estado e, para esta matéria, foram colhidos às 12h05min. O histórico dos dados pode ser consultado no boletim diário do governo do Estado.