Correção: a distribuição das doses aos municípios começa nesta quinta-feira (4), e não quarta-feira como publicado entre 11h52min e 13h21min. A informação já foi atualizada no texto e no título.
Um novo lote de 174,8 mil doses da CoronaVac chegou ao Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (3) e a distribuição começa nesta quinta-feira (4), segundo o governo do Estado. O avião da Latam, que partiu de Guarulhos, em São Paulo, pousou às 8h15min no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Os municípios organizam a vacinação a partir do recebimento dos seus lotes, encaminhados para as coordenadorias regionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A capital gaúcha retira as vacinas diretamente no espaço de armazenamento.
As 174,8 mil ampolas estão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES, em Porto Alegre. O carregamento foi levado ao prédio pouco depois das 9h. Um caminhão baú foi escoltado por duas viaturas da Polícia Federal, desde o aeroporto Salgado Filho até o depósito na zona leste.
Essa remessa é exclusiva para a segunda dose de quem já recebeu uma primeira aplicação da Coronavac. A orientação é que o intervalo entre as aplicações seja de 28 dias.
A entrega aos municípios depende da logística das equipes da SES e deve ocorrer a partir de quinta-feira (4), segundo o governo do RS. Após chegarem às coordenadorias regionais, as doses serão coletadas pelas cidades.
O novo lote será usado para a segunda dose das pessoas que já receberam a injeção inicial da CoronaVac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. A segunda aplicação deve ocorrer 28 dias após a primeira.
Até terça-feira (2), mais de 594 mil doses de vacina contra a covid-19 foram aplicadas no Estado. Cerca de 483 mil pessoas já receberam a primeira dose, sendo que 111 mil delas já completaram o esquema com a segunda aplicação.