Pouco mais de um mês após o início da vacinação contra a covid-19 no município, Caxias do Sul aguarda por um novo lote de imunizantes. Até aqui, a cidade recebeu 20.620 unidades de primeira dose, com 19.737 (95,72%) aplicações. Além disso, das 6 mil da segunda dose, 4.457 já foram efetivadas.
Os dados são da prefeitura de Caxias, atualizados nesta segunda-feira (22). A vacinação começou em 19 de janeiro. Dentro dos grupos já imunizados estão 11.477 profissionais da saúde, 7.099 idosos acima de 80 anos, 252 acamados com mais de 60 anos, 844 residentes em casas asilares e 65 pessoas com deficiência (PCDs). O foco do município, agora, é programar novas aplicações a partir da chegada de mais doses, ainda sem data prevista pelo governo do Estado.
O ritmo das aplicações é considerado acelerado pela diretora de Vigilância em Saúde da secretaria municipal, Juliana Argenta Calloni. Somente em uma semana de ações, em dois pontos de drive-thru, cerca de 6 mil idosos foram vacinados. Caxias tem 7.525 pessoas acima dos 80 anos e 7.099 (94%) já receberam, pelo menos, a dose inicial. Desta forma, ainda faltam 426 dentro da faixa prioritária. Até a chegada de novas remessas, as vacinas que ainda restam estão sendo destinadas aos idosos acamados e sendo aplicadas em segunda dose nos hospitais e asilos.
— O avanço da campanha está condicionado ao envio de doses. Conseguimos avançar ou retroceder na medida em que recebemos. Caxias tem um bom ritmo de vacinação. Temos dados de painéis pelo Estado e percentual de doses aplicadas. Vemos, por exemplo, que enquanto Caxias aplicou 91% do total de doses recebidas, Porto Alegre teve 54% — cita a diretora.
Entre as ações tidas como acertadas em Caxias está o modelo drive-thru de vacinação, que ocorreu na segunda semana de fevereiro.
— A programação daqui em diante vai depender também da quantidade de doses que chegará e a quem se destinará. Se algum idoso acima de 80 anos ainda não recebeu, quando houver nova estratégia, ele poderá se vacinar. Não está descartado novo drive-thru no planejamento — diz Juliana.
Idosos com mais de 80 anos não vacinados devem informar UBSs
Conforme Juliana, caso algum idoso não tenha recebido a primeira dose, precisará informar as equipes das UBSs. Se for acamado, com mais de 60 anos, será imunizado na residência. Caso tenha mais de 80 anos, não esteja acamado e não tenha comparecido no drive-thru, terá que aguardar a chegada de nova remessa de vacinas.
Inscrições a profissionais da saúde
Com mais doses, profissionais da saúde que não estão na linha de frente também serão atendidos. Esse processo já se iniciou quando a prefeitura cadastrou 2 mil interessados em cerca de 24 horas no último dia 9. Um novo cadastro, no entanto, ainda não tem data marcada. Esses casos são direcionados a médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, quiropraxistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, técnicos de radiologia, técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos de odontologia.
Em 11 de fevereiro, o governo do Estado orientou a população que não há impeditivo de a segunda dose ser aplicada em um município diferente da primeira. Segundo a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde do governo gaúcho, Ana Costa, o sistema em que as vacinas são registradas é integrado no Estado e também ao país. A atenção deve ocorrer ao laboratório. A continuidade de doses de CoronaVac ou Oxford devem ser respeitadas.
Confira as remessas de vacinas que Caxias do Sul já recebeu:
- 19/1/2021: 6.000 doses
- 25/1/2021: 5.200 doses
- 1º/2/2021: 2.690 doses e 6.000 (destinadas à aplicação da segunda dose)
- 8/2/2021: 6.730 doses
- Total: 26.620