Criado em março para auxiliar no combate à pandemia, o Centro de Triagem Covid-19 do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, será desativado às 20h desta quarta-feira (30). Desde o início dos atendimentos, em 26 de março, o local acolheu mais de 11,5 mil pessoas com suspeita de coronavírus. Deste total, mais de 5 mil foram profissionais do próprio Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Ao menos 242 internações foram encaminhadas a partir da triagem.
A decisão de se encerrar com a força-tarefa se dá pela baixa demanda registrada nos últimos dias, com a redução na curva de infectados pela covid-19 em Porto Alegre. No início, a triagem chegou a receber, em média, 160 pacientes diários. Nas últimas semanas, no entanto, esse número reduziu para 10. De acordo com o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, a decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e informada à comunidade em 22 de setembro.
— Nós estamos avaliando a demanda desde o final de agosto e início de setembro. Entendemos que não há motivos para manter uma estrutura desse tamanho para um número que vem caindo — explica Oliveira.
Com o término dos atendimentos, moradores com suspeita da doença podem procurar a emergência do hospital, como também a triagem da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, além dos postos de saúde da Capital.
No mesmo sentido, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre fechou, nesta semana, sete leitos exclusivos para pacientes com coronavírus. A decisão também foi motivada pela redução no número internações.
Em nota, o Clínicas esclarece que “a medida foi acertada com a SMS e repercute também na economia de recursos públicos, pois a manutenção de leitos de alta complexidade para o coronavírus gera custos significativos. Os profissionais que atuavam neste cluster de CTI serão realocados para outras áreas em que são necessários”.