O Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) anunciou a compra de 20 novos respiradores. Os equipamentos vão equipar a unidade de clínica cirúrgica, que foi adaptada para receber leitos semi-intensivos destinados ao atendimento exclusivo de pacientes com covid-19.
Os novos leitos semi-intensivos devem estar a disposição no final do mês de julho. Rio Grande recentemente atingiu a taxa de ocupação de 100% de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), e é referência junto com Pelotas para cerca de outros 18 municípios do sul do Estado.
Além dos novos respiradores no HU-Furg, o sistema de saúde do município terá o reforço de leitos credenciados pelo governo do Estado na Santa Casa do Rio Grande. Nesta quarta-feira (8), foi firmado o termo aditivo do contrato para habilitação de 10 leitos de UTI para adultos no valor único de R$ 1,4 milhão.
Rio Grande registrou até agora, segundo dados da prefeitura, 488 casos confirmados de covid-19. A cidade teve 12 mortes causadas pela doença até as 12h desta quinta-feira (9).