Uma iniciativa que une tecnologia, oportunidade de trabalho a quem teve, nas últimas semanas, seus rendimentos reduzidos devido às restrições impostas, e proteção em meio a pandemia de coronavírus surgiu em Montenegro, no Vale do Caí. A partir do site mapadasmascaras.com.br, costureiras e costureiros podem cadastrar seus produtos em uma espécie de classificados online, onde são detalhados o tipo de tecido empregado, estampa do acessório, localização e preço do item ofertado. Fotos do acessório também podem ser anexadas.
Iniciativa da empresa gaúcha Dobra, em parceria com a Fashion Masks, a loja estilo marketplace — termo em inglês em referência a um centro de compras físico ou pela internet — teve mais de 400 cadastros nesta quarta-feira (6), primeiro dia de funcionamento da plataforma. Nas primeiras horas, já foram incluídos no sistema vendedores de cidades de todo o País.
Andressa Gallas, integrante da equipe de marketing da Dobra, afirma que a ideia surgiu após ela perceber um número crescente de costureiras oferecendo suas máscaras nas redes sociais.
— Comecei a ver, em grupos de Facebook, muitas senhoras contando que haviam perdido o emprego e que precisavam levantar dinheiro através da venda das máscaras. Pensei: por que não facilitar e fazer esse link entre quem precisa de máscara e quem precisa vender? — relembra.
Não é cobrado qualquer valor para fazer parte da comunidade virtual, nem comissão sobre as vendas. Para integrar o catálogo, basta o empreendedor clicar no botão “sou costureira(o), quero me cadastrar”, primeiro item visível no topo da página, informar um e-mail válido e criar uma senha simples. Não é necessário ter CNPJ para vender os objetos. Há, no canto inferior do site, um chat instantâneo para tirar dúvidas. Logo após a geração do usuário, são solicitados os detalhes do anúncio e formas de contato.
Cleusa Rosa de Souza, 53 anos, fechou a primeira venda pelo site nesta quinta. Foram dez máscaras, que serão entregues por um motociclista terceirizado, em Viamão, cidade onde ela e seu cliente vivem. Costureira desde criança, ela viu a renda da família despencar com a suspensão das festas de 15 anos, que eram seu principal público.
— A situação ficou preocupante, pois não temos nem perspectiva da retomada desses eventos. Com uniformes de escola, que também fazemos, aconteceu o mesmo. Mas vamos fazer do limão uma limonada: agora, com as máscaras, ajudo os outros e sou ajudada — afirma, com uma alegria ímpar de quem se reinventou na quarentena.
A reportagem de GaúchaZH chegou à vendedora através do site, em um teste para comprovar a funcionalidade da ferramenta. Ao lado do esposo e do filho de 21 anos, a confecção dos acessórios para cobrir boca e nariz tem força-tarefa dentro de casa, de onde a família não sai para evitar exposição. A mãe de Cleusa, aos 82 anos, contribui da forma como a idade permite.
— Ela que me ensinou tudo e ainda costura. Leva duas horas, enquanto eu levo cinco minutos, mas nos deixa muito felizes — complementa.
Clientes também têm a oportunidade de filtrar a pesquisa por materiais reutilizáveis ou descartáveis, além de encontrar vendedores que oferecem entrega a domicílio. Para quem quer economizar, o site possibilita ordenar os produtos por preço mínimo e máximo. A busca utiliza a geolocalização do Google Maps, e os pontos de venda são expostos na interface do próprio mapa, dispensando a digitação do endereço.
Ao encontrar o item desejado, um clique em “chamar no WhatsApp” leva o usuário a uma conversa com o costureiro.
Co-fundador da Dobra, o bacharel em Gestão para Inovação e Liderança, Augusto Massena, explica que a empresa também teve de mudar o foco devido à queda nas vendas de seus produtos originários, que vão desde camisetas e tênis a carteiras e porta-passaportes feitos em papel. Apesar de não ter lucro direto com o Mapa das Máscaras, a empresa ganha relevância com o público, segundo o gestor.
— Pensamos até em vender as máscaras, mas vimos que, mapeando as máscaras, a gente podia fortalecer quem produz em casa, de forma artesanal, e reforçar a nossa marca — afirma Massena.
Além dos produtos a venda, e agora do "Google Maps das Máscaras", a Dobra tem também o "Dobraflix", uma plataforma de ensino a distância (EAD) e geradora de conteúdo compartilhado, com 24 mil mil inscritos.