Pelo menos 10 municípios do interior do Estado já registram casos graves de covid-19 em unidades de tratamento intensivo (UTIs). Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até a tarde de quinta-feira (23), Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Estrela, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas e Venâncio Aires tinham internações de casos confirmados da doença.
Passo Fundo, onde o surto da doença começou em um frigorífico que foi interditado nesta sexta-feira (24), era o município do interior com mais pacientes em UTIs por covid-19, com sete internações e 87% dos leitos das unidades de terapia intensiva para adultos ocupados, segundo os dados do governo estadual.
Nos leitos especificamente destinados à covid-19, o Hospital São Vicente de Paulo tinha 11 ocupados (quatro casos de coronavírus confirmados) na tarde de quinta-feira, representando uma ocupação de 45%. Já o Hospital de Clínicas tinha nove dos 13 leitos destinados a coronavírus ocupados (cinco de casos confirmados) — uma ocupação de 69%.
Apesar de o município do norte do Estado ter mais internações em números absolutos, chama a atenção a situação de Lajeado, no Vale do Taquari. O município de cerca de 80 mil habitantes tinha, na quinta-feira, cinco internações de casos confirmados de covid 19 e três suspeitas. No sistema do governo do Estado, a taxa de ocupação da UTI adulta era de 107,7%, acima da capacidade de atendimento.
Segundo o secretário de Saúde do município, Cláudio Klein, o aumento de casos graves na cidade também é decorrente de surtos iniciados em frigoríficos da região. Cerca de 40% do total de internados nos leitos destinados à covid-19 são funcionários das duas empresas, uma delas com 1,8 mil colaboradores e outra com mais de 2,3 mil funcionários. Ele diz, no entanto, que a capacidade de atendimento do Hospital Bruno Born é maior do que a registrada pelo governo estadual.
— É claro que estamos preocupados, mas hoje estamos com 10 leitos habilitados, mas temos 13 no total, e capacidade de ampliar esse número. Só nos faltam os equipamentos — disse.
Lajeado conta, atualmente, com 35 respiradores e capacidade de ampliação para até 19 leitos. Segundo o secretário, os três leitos que ainda não foram habilitados junto ao governo do Estado estão sendo custeados pelo município. Para resolver o problema dos equipamentos, a prefeitura estuda uma parceria com Santa Cruz do Sul, onde ainda não há internações, para conseguir respiradores emprestados caso seja necessário.
Ao contrário de Passo Fundo, onde o frigorífico em que houve o surto foi interditado, as duas empresas de Lajeado seguem em funcionamento. Ambas assinaram um termo de ajustamento de conduta (TAC) para poder continuar operando, e tem de cumprir critérios como manter o distanciamento entre os funcionários, a redução de circulação, a proibição de bufê e o fechamento de bebedouros.
Outra cidade que chegou perto do limite de ocupação nas UTIs nesta quinta-feira foi Bento Gonçalves, na Serra. O município atingiu 96,2% dos leitos para adultos ocupados. Dos 25 pacientes nestas vagas, três são casos confirmados de covid-19.
Diferentemente de outros municípios, porém, o secretário municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, disse "duvidar que tem alguma outra cidade gaúcha tão preparada (para um agravamento da pandemia) como Bento Gonçalves".
Ele argumenta que as oito "mini-UTIs" instaladas dentro da Unidade de Pronto Atendimento, com respirador, cardioversor e equipe treinada, não estão contabilizadas no total oficial de leitos. Essa estrutura, construída com ajuda da iniciativa privada, está sendo usada no atendimento à covid-19, especialmente com pessoas que chegam para fazer exames e o teste. Duas das vagas estavam ocupadas até a tarde desta quinta-feira, com pacientes com quadros de síndrome gripal, que podem ter coronavírus.
Ele também ressalta que uma barraca foi montada na frente da UPA para triar os casos suspeitos de coronavírus, na tentativa de evitar a contaminação das equipes dentro do prédio.
Até as 17h de quinta-feira, o Rio Grande do Sul tinha 59 internações por covid-19 em UTIs adultas, sendo 30 delas no interior e o restante na Capital — o número saltou para 68 nesta sexta-feira. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde não informou quantas internações por casos suspeitos da doença (que aguardam a confirmação por exames) ocupam leitos de UTI nos municípios do Interior.
UTIs do interior com internações confirmadas de covid-19*:
- Bento Gonçalves: 3
- Canoas: 3
- Caxias do Sul: 2
- Estrela: 1
- Lajeado: 5
- Montenegro: 1
- Novo Hamburgo: 5
- Passo Fundo: 7
- Pelotas: 1
- Venâncio Aires: 2
*Até as 17h de quinta-feira