Com a maioria das agências do Sine fechada no Estado desde março em razão da pandemia de coronavírus, um aplicativo para smartphone pode ajudar quem busca emprego. O Sine Fácil, disponível para os sistemas Android e iOS, mostra as vagas de trabalho disponíveis por Estado e município.
Todas as unidades ligadas à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) no Estado e a vinculada à prefeitura de Porto Alegre não estão fazendo encaminhamentos para vagas de trabalho. Não se tem um balanço das demais unidades vinculadas a prefeituras que retomaram parcialmente as atividades.
Sine municipal
A unidade municipal do Sine, localizada na Avenida Sepúlveda esquina com a Mauá, no centro de Porto Alegre, segue atendendo presencialmente somente para encaminhamentos de seguro-desemprego. E apenas com hora marcada. O agendamento deve ser feito pelos telefones (51) 3289-4796 e 3289-4820.
Sine FGTAS
Diferente do Sine municipal, as unidades vinculadas à FGTAS seguem sem atendimento presencial. A entidade aguarda novo decreto do governador Eduardo Leite, que vai definir as regras do chamado distanciamento controlado, para saber se as agências poderão ser reabertas, mesmo que parcialmente. O atendimento telefônico e por e-mail segue normalmente. Os contatos podem ser conferidos nesse link.
Segundo levantamento da FGTAS, com base em dados do Ministério da Economia, foram feitos em abril de 2020, no Estado, 34.179 encaminhamentos online e 7.731 presenciais de seguro-desemprego. Em abril de 2019, foram 35.970 presenciais e apenas 350 online.
Superintendência do Trabalho
A Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, que fica no centro de Porto Alegre, segue com o atendimento presencial suspenso. Conforme a instituição, o encaminhamento de seguro-desemprego, por exemplo, pode ser feito via internet. No caso do auxílio-emergencial, pode ser feito via CTPS digital. A Superintendência está em contato com Brasília para saber como resolver um problema que surgiu no Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. Alguns empregadores, em razão da retomada parcial de atividades, não estão conseguindo dar baixa no benefício do empregado para que ele possa voltar ao trabalho. São casos de quem teve o contrato suspenso ou redução da jornada de trabalho e consequente redução de renda.
Canais de informação:
www.gov.br
App CTPS Digital
Atendimento: 51-3213-2926 e 3213-2929
Plantão Fiscal: 3213-2960
E-mail: trabalho.rs@mte.gov.br e atendimento.srtbrs@mte.gov.bt