Após a confirmação de dois casos de covid-19 em um lar geriátrico de Saldanha Marinho, no norte do Estado, o município acredita que não há risco de um surto no local. As doentes são uma interna e uma técnica de enfermagem que atuam na instituição, que não tem outros registros de infectados pelo coronavírus.
Outros sete idosos que moram no local foram submetidos a testes, assim como os demais funcionários. Todos deram negativo, de acordo com a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Janete Barden.
_ Estamos tomando todas as precauções, mas a situação está controlada _ diz.
A mulher doente, de 51 anos, está em um quarto isolado no próprio lar geriátrico, enquanto a funcionária, de 41, se recupera em casa. O estado de saúde de ambas é estável. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) acompanha o caso.
A cidade de Saldanha Marinho, que possui 2,9 mil habitantes, possui seis casos confirmados desde o início da pandemia, de acordo com a SES. No entanto, Janete relata que o número chegou a 13 nos últimos dias, a partir de testes rápidos feitos pelo município.
No último sábado (2), foi registrada a primeira morte por covid-19 no município. O paciente estava internado na Unidade de terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta, desde sexta-feira (1º). Ele tinha histórico de hipertensão. A cidade também acompanha o caso de um morador, de 51 anos, internado na UTI em Santa Rosa.
A Secretaria da Saúde de Saldanha Marinho ainda monitora 26 pacientes com suspeita da doença, sendo que cerca de 90 pessoas estão em isolamento. O município adota normas restritivas de circulação, com uso obrigatório de máscara e multa de R$ 500 em caso de descumprimento.