Os Estados começaram a receber nesta quarta-feira (1º) novos lotes de testes de coronavírus. Ao todo, o Ministério da Saúde vai distribuir, nos próximos dias, mais de 500 mil kits. Para o Rio Grande do Sul, serão 32,3 mil, que deverão chegar até o final desta semana.
Entre o material destinado ao Estado, há 28,9 mil testes rápidos, que oferecem o resultado em até 20 minutos. No entanto, eles só podem ser utilizados após o sétimo dia de sintomas. O uso será voltado a servidores das áreas da saúde e da segurança. Com isso, haveria a possibilidade de que os trabalhadores de setores públicos essenciais possam voltar mais rápido ao trabalho.
No lote enviado, também estão 3,3 mil testes de biologia molecular, voltado para pacientes internados. Essa técnica permite a identificação da presença do vírus no início da doença. O Rio Grande do Sul está seguindo o protocolo de só testar pessoas que estejam internadas. Para as demais, a recomendação é isolamento domiciliar por 14 dias.
Para a Região Sul, os kits serão encaminhados por voos comerciais, cargueiros ou por via rodoviária.
Ao todo, o Ministério da Saúde vai receber e encaminhar aos Estados mais 4,5 milhões de testes rápidos, que serão entregues nas próximas semanas. O material foi adquirido pela empresa Vale e doado à pasta.