A prefeitura de Porto Alegre está adotando medidas mais rígidas para evitar a circulação de pessoas por praças e parques. As normas estão mais duras especialmente para o público acima dos 60 anos, considerado mais vulnerável ao coronavírus. A Capital tem quatro mortes registradas em decorrência da covid-19.
Com o objetivo de evitar aglomerações, áreas esportivas da Orla do Guaíba, Redenção, Parcão, Marinha do Brasil e Encol têm a iluminação desativada à noite. Nesses locais, também há reforço da fiscalização da Guarda Municipal.
Além disso, equipes da administração pública circulam por esses espaços pedindo para que os idosos que estiverem na rua retornem para suas casas. Caso a pessoa descumpra a recomendação, estará sujeita a multa, cujo valor máximo é de R$ 429,20. Até o momento, nenhuma sanção foi aplicada.
A adoção dessas medidas ocorre após um levantamento feito por equipes da prefeitura apontar que, mesmo com o decreto que determina o isolamento em casa de pessoas com mais de 60 anos, há indivíduos descumprindo as regras. Conforme os fiscais que trabalharam nesse relatório, em cada um dos locais fiscalizados foram encontradas cerca de 30 pessoas idosas.
Fechamento de ruas
Ainda que reforce as os pedidos para que as pessoas não saiam de casa, a prefeitura mantém fechadas ao trânsito as avenidas Edvaldo Pereira Paiva, Aureliano de Figueiredo Pinto e o trecho da Terceira Perimetral (entre a Avenida Ipiranga e a Rua Barão de Cotegipe) nos finais de semana.
A assessoria de imprensa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que: “A regra geral é o isolamento social. No entanto, o melhor é que quem precise sair que o faça em um espaço amplo, com distanciamento das outras pessoas”. A EPTC destaca que a movimentação nessas áreas é monitorada por câmeras e que, constantemente, equipes da prefeitura fazem rondas alertando os pedestres sobre o risco de contaminação.