Uma semana depois de ter o primeiro caso de covid-19 confirmado, Porto Alegre registrou o primeiro paciente com transmissão local do vírus. Isso acontece quando uma pessoa contaminada transmite o vírus para alguém de seu convívio, sendo possível mapear a responsável pela infecção. Até então, a Capital contabilizava apenas casos importados da doença.
De 53 anos, a paciente contaminada em Porto Alegre manteve contato com um colega de trabalho que contraiu a covid-19 em São Paulo. Teve quadro de febre, tosse, dor de cabeça e muscular e foi atendida no Hospital Moinhos de Vento. Hoje, ela está em casa.
Oficialmente, a cidade ainda não registrou casos comunitários de covid-19, como São Paulo e Rio de Janeiro. Esse cenário acontece quando se torna inviável mapear a origem da contaminação. Porém, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, aponta que esse tipo de contágio já está espalhado pela cidade.
— Não temos controle de quem está contaminado ou não. Me permito dizer, como leigo, que o vírus está entre nós. Temos de buscar o isolamento para que possamos diminuir a curva e ter capacidade nas estruturas públicas de dar atendimento adequado para aqueles que precisarem — disse Marchezan.
O secretário da Saúde da Capital, Pablo Stürmer, confirmou que há "muitas evidências de circulação geral" do vírus na cidade. A prefeitura ainda levantou a suspeita de que um paciente da Capital que apresentou os primeiros sintomas da doença em em Bento Gonçalves seja o primeiro caso de transmissão comunitária no Rio Grande do Sul.
O homem de 37 anos participou de uma convenção no município serrano. Por ora, as autoridades desconhecem a origem da contaminação, sendo que, em Bento Gonçalves, não há pacientes confirmados de covid-19.
Medidas para restringir circulação serão ampliadas
Depois de publicar oito decretos para barrar o contágio de coronavírus em Porto Alegre, o prefeito alertou que as medidas de restrição de circulação de pessoas serão ampliadas. Marchezan suspendeu o funcionamento de escolas, universidades, cinemas, teatros, casas noturnas, academias, clubes e shoppings, além de impor normas a bares e restaurantes.
— As restrições vão aumentar, à mobilidade, ao deslocamento e, principalmente, ao contato físico e à aglomeração, no sentido de recomendar e, se possível, determinar, o isolamento daqueles casos que tiveram indício de estarem contaminados, dos positivados e dos mais vulneráveis. As orientações e determinações que vão orientar o isolamento das pessoas irão aumentar a cada hora, a cada dia e a cada semana. Estamos tentando ser mais rápidos do que a disseminação do vírus — resumiu o prefeito.
Marchezan sugeriu que os demais municípios do Estado, especialmente os da Região Metropolitana, adotem medidas semelhantes e complementares. Para regular o sistema de saúde municipal aguardando internações de pacientes graves com a covid-19, a prefeitura ainda anunciou que o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o Hospital Cristo Redentor irão deixar de atender síndromes respiratórias.
Nos próximos dias, o Hospital São Lucas da PUCRS terá mudanças no atendimento. Os leitos do SUS no São Lucas passarão a ser regulados pelo município. A unidade tem capacidade para 30 internações pelo SUS por dia.
— As decisões estão sendo tomadas de forma muito rápida para acompanhar a evolução da disseminação do vírus na cidade. Nós vamos errar, mas estamos bem intencionados. A crise econômica vai afetar os mais pobres do mundo inteiro, no Brasil e em Porto Alegre. Estamos fazendo de tudo para minimizar isso, mas o foco agora é minimizar as consequências em razão da saúde das pessoas — declarou Marchezan, chorando. — Busquem ao máximo, ao máximo, ao máximo, o isolamento, isolamento, isolamento. Fiquem em casa, fiquem em casa, fiquem em casa. Todos. E protejam os idosos — completou.
Detalhes dos 16 casos em Porto Alegre
- Mulher, 54 anos, viagem para Bergamo e Milão, na Itália. Está em casa.
- Mulher, 19 anos, viagem para Parma, Bologna e Roma, na Itália. Está em casa.
- Homem, 38 anos, viagem para Lisboa, Dinamarca e Londres. Está em casa.
- Mulher, 59 anos, viagem para Dubai, nos Emirados Árabes. Está em casa.
- Homem, 67 anos, viagem para Miami, nos Estados Unidos. Está internado.
- Homem, 27 anos, viagem para Paris, na França. Está em casa.
- Homem, 18 anos, viagem para Londres, na Inglaterra. Está em casa.
- Mulher, 69 anos, viagem a Paris, na França. Está em casa.
- Homem, 37 anos, esteve em convenção em Bento Gonçalves, onde apresentou os sintomas. Possível caso de transmissão comunitária. Está em casa.
- Mulher, 57 anos, teve contato com paciente contaminado em São Paulo. Está em casa.
- Mulher, 53 anos, teve contato em Porto Alegre com colega de trabalho contaminado em São Paulo. Primeiro caso confirmado de transmissão local na Capital. Está em casa.
- Homem, 44 anos, viagem para França. Está em casa.
- Mulher, 31 anos, viagem para São Paulo. Está internada em hospital, com previsão de alta nesta quarta-feira.
- Mulher, 65 anos, viagem para Índia e Turquia. Está em casa.
- Homem, 35 anos, teve contato com paciente contaminado em São Paulo. Está em casa.
- Mulher, 71 anos, teve contato com paciente contaminado em São Paulo. Está em casa.