
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) anunciou medidas adotadas em função do decreto municipal que estipula medidas para evitar a propagação do coronavírus. Entre as normas está a suspensão de atendimento presencial e a manutenção de serviços considerados essenciais para o abastecimento de água. Além disso, também foram mantidos a leitura, ligação de ramal e o corte do serviço para consumidores inadimplentes.
A suspensão do abastecimento já havia sido alvo, na última semana, de questionamento do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) da Capital, que recomendou ao departamento que não interrompesse o serviço, mesmo em caso de inadimplência, devido à pandemia do novo coronavírus.
Além disso, a decisão também difere da política adotada em âmbito estadual, onde o governador Eduardo Leite determinou que a Corsan suspenda o corte de água por 60 dias por causa do avanço da Covid-19.
De acordo com Darcy Nunes dos Santos, diretor geral do Dmae, "a orientação da prefeitura é manter todos os serviços públicos em funcionamento, seja através de ferramentas de tecnologia, trabalho remoto ou presencial":
"Neste momento de dificuldade e necessidade de esforço coletivo, entendemos que os serviços essenciais são ainda mais importantes à população, principalmente aos mais humildes e vulneráveis. O Dmae segue trabalhando no abastecimento de água, consertos das redes, obras iniciadas, tratamento de esgotos, ligação de água, entre outros. Em algum momento, podem acontecer atrasos no atendimento a determinadas demandas. No entanto, tudo será superado com trabalho e empenho de todos", declarou, por meio de nota.
Entre as demais operações que terão continuidade estão a coleta, condução e tratamento de esgotos e serviços de drenagem; conserto de vazamentos, extravasamento de esgoto, desbloqueio da rede pluvial e demais serviços de manutenção, além das obras que já estão em andamento. Os serviços programados em locais que possuem algum tipo de problema na rede também seguem, o que vai gerar falta de água em alguns períodos. Conforme o Dmae, os locais podem ter a situação de desabastecimento agravada se os consertos não ocorrerem.
Já o atendimento presencial em diversas áreas da Capital foi suspenso. A solicitação de serviços como retirada de segunda via da conta, parcelamentos, pedido de ligação de água, entre outros, deverão ser feitos pelo telefone 156, opção 2; site do Dmae; aplicativo #Eufaçopoa ou pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br.
Serviços programados pelo Dmae entre 23 e 25 de março
— Segunda-feira, 23 — Interligação de redes de água na rua Marco Antônio Veiga Pereira. Poderá faltar água no bairro Pitinga. A previsão é normalizar o abastecimento durante a noite de segunda, podendo demorar um pouco mais para áreas mais altas da região.
— Terça-feira, 24 — Em continuação às obras de substituição de redes de água no 4º Distrito, o departamento vai desativar redes antigas na terça. O serviço será realizado na Avenida França esquina com a São Paulo. Poderá faltar água para os bairro Navegantes a partir das 8h30min. A previsão é restabelecer durante a noite de terça.
— Quarta-feira, 25 — Interligação de redes de água na rua Armando Pedro da Roza esquina estrada João Antônio da Silveira. Poderá faltar água no bairro Pitinga a partir das 8h30min. A previsão é normalizar o abastecimento durante a noite da quarta, podendo demorar um pouco mais para áreas mais altas da região.
— Interligação de redes de água na rua Clara Nunes, esquina João Antônio da Silveira. Poderá faltar água no bairro Restinga partir das 8h30min. A previsão é normalizar o abastecimento durante a noite da quarta, podendo demorar um pouco mais para áreas mais altas da região.