- Veja valor do bilhete
- Saiba onde comprar
- Confira atrações da viagem
Fazia 10°C no início da tarde de sábado (13) quando duas badaladas e um longo silvo anunciaram a partida da composição na estação central de Santana do Livramento. Contrastando com a sobriedade do prédio secular, o moderno Prosper, primeiro veículo leve sobre trilhos fabricado no país, se movimentou lentamente, dando início à mais nova rota turística da Fronteira Oeste.
Foi a viagem inaugural do projeto Trem do Pampa concebido pela Giordani Turismo em parceria com a Miolo Wine Group e a Marcopolo. Durante 1h20min, os passageiros percorrem 20 quilômetros pelas largas planícies do entorno de Santana do Livramento. Partindo do centro do município ou da estação Palomas, no distrito de mesmo nome, o trem serpenteia o pampa fronteiriço, circundando os campos embranquecidos pela geada no amanhecer e acobreados pelo sol ao fim de tarde.
Às margens da ferrovia, sucedem-se casarões históricos, parreirais, bosques e o cerro chato de Palomas, principal cartão-postal da região. O turista contempla a vastidão do horizonte embalado pela trilha sonora de música nativista e breves apresentações musicais de artistas gaúchos e uruguaios, enquanto beberica vinhos e sucos do serviço de bordo.
Com capacidade para cem passageiros nos dois carros, batizados de Tannat e Cabernet, a composição viaja a no máximo 25 quilômetros por hora. Embora tenha condições de alcançar rapidez seis vezes superior, o modelo desenvolvido pelo braço metroferroviário da Marcopolo em Caxias do Sul se limita a velocidade máxima da ferrovia, ainda em manutenção. No total, o tour chega a três horas de duração, incluindo uma visita guiada à Vinícola Almadén.
Nos 1,2 mil hectares da propriedade, há degustação de quatro rótulos (chardonnay, tannat, cabernet e rosé), além de passeio pelo museu, pelo pavilhão dos tanques de fermentação e por um deck panorâmico acima dos vinhedos. No local, também funciona o primeiro free shop de vinhos da empresas, com desconto de 35% nas garrafas.
A primeira viagem do Trem do Pampa, neste sábado, foi reservada a convidados. Em solenidade na estação central de Livramento, diretores das empresas e autoridades celebraram o começo dos operações, 13 anos após a ideia original.
— Queremos nos juntar ao trade turístico já estabelecido na região, para levar o nome de Santana do Livramento para o país — disse Suzana Giordani, diretora da empresa que também administra a linha Maria Fumaça - Trem do Vinho, em Bento Gonçalves.
Valor e como comprar seu bilhete
A partir do próximo final de semana, começam os passeios abertos ao público. As viagens são sempre aos sábados, a partir das 9h. Cada bilhete custa R$ 135, incluindo o trem, o transfer rodoviário, degustação a bordo e visita à Almadén. Moradores de Santana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano.
A compra pode ser feita pelo site, por telefone (55 3965-0088) ou na estação central de Santana do Livramento (Rua Ten. Aníbal Benévolo, 198). Como os ingressos para o primeiro dia (20) já se esgotaram, a Giordani abriu duas datas extras ainda em julho, nos dias 21 e 28, e em 4 de agosto.