Um trem “sobre rodas” será visto atravessando o Rio Grande do Sul em duas carretas de 28 metros de comprimento cada, a partir desta terça-feira (4). E não é qualquer trem, não.
O modelo VLT Prosper - um veículo leve sobre trilhos, desenvolvido pela Marcopolo - sairá de Bento Gonçalves, na Serra, passará por Porto Alegre (inclusive pela ponte do Guaíba) e seguirá rumo ao Sul até Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, acompanhado de batedores. A chegada está prevista para quinta-feira (6).
Com capacidade para cem passageiros, ar condicionado e janelas panorâmicas, o VLT deverá entrar em funcionamento ainda em 2023, com a inauguração de uma nova rota turística na região: o Trem do Pampa, que fará um trajeto de cerca de 20 quilômetros, entre a estação central do município e o Cerro de Palomas, junto à Vinícola Almadén.
A iniciativa é da Giordani Turismo, empresa que há 30 anos é a responsável pela operação da Maria Fumaça (Trem do Vinho), na Serra. O modelo foi adquirido em 2020 e, desde então, a Giordani vinha trabalhando pela liberação do empreendimento pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O veículo irá percorrer os trilhos originais, que estão sendo reformados. Mais detalhes do projeto serão apresentados em uma coletiva de imprensa após a chegada em Livramento.