A expertise da Giordani Turismo, que opera a Maria Fumaça há três décadas na Serra, possibilitou a ampliação da oferta em passeios sobre trilhos e dessa vez na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
Desenvolvido pela caxiense Marcopolo, o Trem do Pampa é um VLT articulado, movido a diesel, com capacidade para cem pessoas. O trajeto de 21 quilômetros partirá da estação de Cerro de Palomas e terá como destino a Vinícola Almadén, em Santana do Livramento.
Variedades de uva batizam os dois vagões chamados de Tannat e Cabernet. De Bento Gonçalves, a Giordani Turismo prevê o início da operação ainda para este ano, após a liberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Panorâmico, o VLT tem ar-condicionado instalado e irá percorrer trilhos originais, que estão sendo reformados há mais de dois anos.
— Quando vimos que a Marcopolo estudava os VLTs, nos reunimos para desenvolver juntos esse veículo. A ideia é operar até o final do ano. No momento estamos concluindo a manutenção do trecho entre as estações de Santana do Livramento e Palomas — contou a diretora da empresa, Susana Giordani.
Atualmente, o VLT está estacionado na Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, ao lado da Maria Fumaça. Nesta segunda-feira (20), o veículo foi adesivado e está pronto para operar.