Começou a funcionar o roteiro turístico desenvolvido pela Miolo para a Vinícola Almadén, em Santana do Livramento. O projeto recebeu R$ 3 milhões, para uma estrutura que inclui museu, deque panorâmico nos vinhedos, passarelas e até um free shop. Foram gerados 30 empregos. A empresa tem apostado nos negócios na Campanha e na Fronteira Oeste.
— Nosso objetivo é transformar o roteiro na campanha gaúcha no sucesso que é o enoturismo no Vale dos Vinhedos — destaca Adriano Miolo, diretor superintendente do Miolo Wine Group, que comprou a Almadén em 2009. O empresário havia antecipado informações do projeto à coluna, que visitou em maio a sede do grupo, no Vale dos Vinhedos.
A fachada da vinícola foi revitalizada. Da recepção, o turista é encaminhado para o Museu Semente, que reúne, em 100 metros quadrados, um acervo de fotos e objetos sobre a trajetória da marca. Levado à área externa, o visitante caminha por um deque sobre os vinhedos. Uma passarela leva até a cantina, e, depois, o roteiro termina nas salas de degustação.
No final, haverá ainda um free shop de vinhos, que venderá 120 rótulos da Miolo. Por ficarem isentas de impostos, as bebidas custarão até 30% menos. A vinícola aguarda a publicação no Diário Oficial da União da liberação para operar a loja.
Em entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, Adriano Miolo destacou que "a Campanha será uma das grandes regiões vitivinícolas do futuro".
A expectativa é atrair 100 mil visitantes por ano. O ingresso custa R$ 25. Tem ainda um projeto para o Trem do Pampa, que tem nova previsão de começar a operar no ano que vem. Serão 20 quilômetros de rota, saindo da estação de Santana do Livramento e chegando à estação de Palomas. No caminho, haverá uma parada de visitação na Vinícola Almadén.
A Almadén nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1852. No Brasil, já atua há 49 anos. Além da operação na campanha gaúcha, a Miolo tem unidades do Vale dos Vinhedos (Miolo), de Candiota (Seival) e do Vale do São Francisco (Terranova).
Ouça a entrevista que a coluna fez com Adriano Miolo em maio:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.