A Serra Gaúcha é um dos destinos mais lembrados por quem quer viajar na época do Natal. Gramado e Canela estão sempre em evidência, mas há outros municípios que oferecem às famílias atividades e espetáculos ligados ao Papai Noel e a outras tradições natalinas.
Em Garibaldi, o centro histórico – que por si só já lembra cenários de filmes de época – ganha adornos temáticos para o Natal Borbulhante, uma referência ao título de Capital Nacional do Espumante.
Na Vila do Papai Noel, o bom velhinho recebe as crianças para aquela conversa ao pé do ouvido. Aos sábados e domingos, o local conta com espetáculos para toda a família. Já a Vila Natalina, ali perto, tem barracas de artesanato, comidas coloniais e, obviamente, espumante. Às quintas, sextas e sábados, a partir das 19h30min, shows musicais animam o público.
Quem anda pelo litoral norte gaúcho conhece bem o Dindinho. Pois em Garibaldi ele dá lugar ao Tintim, veículo adaptado para que os visitantes possam ver melhor todas as atrações e a decoração da cidade. A saída é sempre da Vila do Papai Noel.
Após trazer o tema “Viva o Presente” em 2021, em razão do arrefecimento da pandemia, em 2022 as comemorações tiveram o mote “Seja Amor”, com foco na autoestima da comunidade. Este ano, o Natal de Garibaldi é comemorado sob a palavra de ordem “Celebre Emoções”, remetendo ao espumante.
— Percebo que o turista tem mudado o foco. Recebemos muitos casais e pessoas que viajam sozinhas, em busca de um local diferente para conhecer. Garibaldi tem essa pegada de acolher as pessoas e receber muito bem. A população se envolve muito e eu sinto que é isso que o turista quer: viver os momentos da nossa cidade. Outro dia, encontrei um casal de sul-coreanos passeando por aqui — conta a secretária municipal de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ana Pauline Mombach.
A estimativa é de que a cidade receba cerca de 25 mil turistas durante os 45 dias de programação – que vai até 6 de janeiro, com o tradicional Terno de Reis. Os cerca de 700 leitos da rede hoteleira da cidade já têm boa taxa de ocupação.
Bento Gonçalves
Perto dali, em Bento Gonçalves, o clima da uva e do vinho também embala as comemorações de Natal. A união desses dois atrativos é o eixo do projeto turístico da gestão municipal: a ideia é que os festejos de Noel representem, também, a abertura da vindima – período de colheita da uva. Segundo o secretário municipal de Turismo, Davi Da Rold, vários produtores dão início ao processo ainda em dezembro, inclusive abrindo a propriedade para que os visitantes participem.
O Vale dos Vinhedos, que concentra dezenas de vinícolas, lojas, hotéis e restaurantes, é palco do Natal nos Vinhedos. A ação surgiu por iniciativa do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e logo ganhou o apoio da prefeitura.
Em meio às videiras, há shows com temática natalina. A estimativa da CIC-BG é de que cerca de 50 mil pessoas passem pelo evento entre 8 e 23 de dezembro. As atrações incluem Dirceu Pastori, o grupo Tholl, Beatles no Acordeon, Vocal Allegro e a Companhia Sorriso com Arte, encarregada de apresentar a descida do Papai Noel, no último dia.
Quem preferir a programação típica dos moradores de Bento pode prestigiar as apresentações de corais, bandas, comediantes e artistas de circo nos bairros e no centro da cidade.
— Buscamos mostrar à comunidade que turismo é dinheiro que vem de fora para ser investido aqui em saúde, educação, segurança e infraestrutura — finaliza Davi Da Rold.
Programe-se
Nova Petrópolis
Vem gente de todo o Brasil e de diversas partes do mundo para conferir o Natal em Gramado e em Canela. Próximas dali, outras cidades cultivam tradições para chamarem de suas, mas que adoram dividir com mais pessoas a cada ano que passa. É o caso de Nova Petrópolis, onde a Magia de Natal conta com atividades como a Caminhada das Lanternas e a Cantata de Natal, uma feira dedicada ao tema e atrações que lembram a religiosidade da data.
A programação começou no dia 27 de outubro e se estende até 7 de janeiro. Durante os finais de semana, diversas atrações passam pelo palco principal, no centro da cidade, com artistas do próprio município e de outras localidades.
A Cantata de Natal, por exemplo, reúne escolas e entidades da comunidade em apresentações de corais. A novidade, este ano, é a apresentação diretamente das janelas e em frente ao prédio da prefeitura.
A decoração é outro destaque – e veio para ficar. O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, conta que uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis permitiu que fosse alcançado o patamar que a cidade almeja:
— Conseguimos adquirir novos itens decorativos, que vão ficar no acervo da prefeitura. Isso gerou uma grande economia para o município, que não precisou investir em locação. Além disso, a cidade está ainda mais luminosa, uma vez que foi iluminada a Avenida 15 de Novembro, a principal — explicou.
Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público. Elas se dividem entre a Rua Coberta, junto à praça central, e os bairros e localidades do interior do município. As atividades ocorrem às sextas, aos sábados e aos domingos. A programação completa da Magia de Natal pode ser conferida no site da prefeitura de Nova Petrópolis.
Um giro de trenó pela Serra
A programação natalina é intensa em diversas cidades da região. Na maioria delas, culmina com uma missa na noite da véspera ou no próprio dia de Natal. Mas vai além: chegada do Papai Noel, passeios de trenó, casas temáticas e concertos estão entre as atrações.
Nova Prata
O Natal de Prata 2023 vai até o dia 23/12, com atrações na Praça da Bandeira. Um dos destaques é a Parada Gastronômica de Natal, com passeios de trenó e shows musicais e temáticos – como a Caravana do Papai Noel Alumiconte e o espetáculo Auto de Natal.
Flores da Cunha
A 27ª edição do Sinos de Natal tem programação até o dia 25, com a Missa de Natal na Igreja Matriz, às 18h. Até lá, shows como o da Orquestra de Teutônia (Parque da Vindima Eloy Kunz, dia 21, às 19h) embalam o clima natalino. Já a visitação à Casa do Papai Noel vai até o dia 24, das 17h30min às 20h, na Praça da Bandeira. Quem optar pelo passeio de Dindinho, tem até o dia 23. Percurso do Dindinho inclui bairros e ruas centrais e vai das 17h30min às 20h, com saída do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi.
Veranópolis
A programação do Natal da Longevidade 2023 entra na reta final com o show Elvis Celebration in Concert, na Praça XV de Novembro, no dia 22. Na manhã seguinte, é a vez do Café do Noel. À noite, o Auto de Natal com o Grupo Luz e Cena conta A missão do filho de Deus, também na praça. A véspera do Natal é reservada para a missa, no mesmo local. Já a casa do Bom Velhinho recebe crianças nos dias 22 e 23, das 18h às 21h.