O tradicional espetáculo de descida do Papai Noel pela torre da Catedral de Pedra, em Canela, terá 78 exibições durante a temporada do 36° Sonho de Natal, que vai até 14 de janeiro. Intitulado "Nos Trilhos da Magia", o show é promovido pela iniciativa privada por meio da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC). Com 12 minutos de duração, o espetáculo de som e luz conta com duas exibições diárias, às 20h e às 21h30min. O ponto ápice da atração é o rapel feito pelo Papai Noel e seus ajudantes do alto de 50 metros da torre da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes.
Apesar de a atração estar totalmente revigorada, o elenco é formado por alpinistas que possuem anos de experiência no espetáculo. Na equipe, estão o Papai Noel, Samuel Reis, e os ajudantes Jéssika Assmann e Igor Cruz, além de Laura Port Tavares Souto, Samuel Cássio Santos de Souza e Daniel Jaggi, que ficam no apoio técnico.
O Papai Noel Samuel Reis teve a missão de substituir o amigo Daniel Jaggi na função de Bom Velhinho radical.
— Sempre desci fazendo o papel de gnomo e, neste ano, tive que substituir o Daniel, que está com problemas de saúde. Com muita honra, tive a oportunidade de "subir de cargo". É uma baita responsabilidade — afirma Reis, que participa do espetáculo desde 2011.
Para o Papai Noel estreante, a missão é encarada com determinação. Conforme o artista, o principal objetivo do elenco é levar mensagens de alegria, paz, amor e respeito para o público.
— A cada descida é uma emoção diferente. Nenhuma é igual a outra: públicos diferentes, energia diferente e sempre com aquele friozinho na barriga antes de começar cada espetáculo — descreve.
Reis destaca que os sorrisos do público representam o verdadeiro espírito do Natal.
— Ao abrir a porta por onde eu desço, fico tomado pela emoção de ouvir milhares de pessoas gritando pelo Noel e seus ajudantes. Quando vamos descendo e chegando mais perto do chão, começamos a ter uma visão melhor das expressões das pessoas — diz.
Apesar de interpretar o personagem lúdico da festa natalina, o alpinista relembra o verdadeiro sentido da data:
— E que não nos esqueçamos do significado do Natal, que é o nascimento do Menino Jesus —conclui.