
O município de Antônio Prado e a localidade de Linha Bonita, em Gramado, estão entre os oito destinos brasileiros que participam da premiação internacional “Melhores Vilas Turísticas”. Promovida pela ONU Turismo desde 2021, a iniciativa reconhece locais que se destacam pela tradição turística.
Dois destinos seguirão para a etapa final e, caso um dos representantes brasileiros vença, integrará a rede de melhores vilas turísticas eleitas pela entidade, que já conta com 254 membros. O vencedor terá o reconhecimento da organização materializado pelo selo de boas práticas.
O município e a localidade da serra gaúcha disputam com Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC) e Piraí (SC). O resultado será anunciado durante a reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, que ocorrerá de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.
Colonização italiana
As duas vilas gaúchas que participam da seleção se destacam pela colonização italiana, marcadas pelos traços culturais das famílias europeias que estabeleceram raízes nestes locais.
Fundada em 1886 como a última colônia oficial da imigração italiana no Rio Grande do Sul, Antônio Prado tem clima temperado e paisagem marcada por vales, rios, matas e áreas produtivas. Seu centro histórico abriga o mais autêntico conjunto arquitetônico da imigração italiana no Brasil, com 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), integradas a um rico patrimônio imaterial.
Já Linha Bonita, no alto das montanhas da Serra, é cercada pela beleza da Mata Atlântica. Os descendentes das famílias italianas que fundaram a vila permanecem cultivando o amor pela linha, onde cultura, ruralidade, histórias e memórias se mantêm vivas e, desde 1980, são compartilhadas com turistas por meio de roteiros que oferecem uma imersão profunda nas raízes de Gramado.