As previsões de visitantes em Gramado foram atualizadas. A cidade espera, em uma projeção até conservadora, fechar o ano contabilizando 8,5 milhões de pessoas. À coluna, o prefeito, Nestor Tissot, não descartou que o número chegue a 9 milhões. A cidade chegou a rediscutir atrações e preços no Natal do ano passado, quando o movimento foi um terço abaixo do esperado, mas ao longo de 2023 voltou a bater recorde.
Além da forte hotelaria que já existe em Gramado, novos (e enormes) empreendimentos estão a caminho. Está começando, por exemplo, a construção do resort de R$ 1 bilhão do Hard Rock. O complexo ficará em uma área de 14 hectares na RS-235 e será dividido em 15 prédios. A obra terá três fases ao longo de 10 anos.
Tem ainda o projeto do Club Med, que também promete um aporte de R$ 1 bilhão em um resort que terá de zoológico a área de esqui. Este, porém, ainda não entrou com pedido de licença na prefeitura, informa Tissot. O acordo para construí-lo foi assinado em julho.
- Mas não adianta mais só fazer um hotel. Tem que trazer uma proposta diferente. Dizem que vão trazer turistas americanos e europeus. Se não acontecer isso, nada valeu. Mais um restaurante, menos um restaurante. Mais um hotel, menos um hotel - diz o prefeito.
Tissot aposta no aeroporto de Caxias do Sul para reduzir o tempo de deslocamento dos turistas até Gramado: "Eliminaria cinco horas", diz. Também está planejando uma reforma da famosa Rua Coberta. Além disso, a prefeitura segue o plano de ir comprando participação no Palácio dos Festivais para reabrir o cinema. Afinal, é a cidade do Festival de Cinema.
- Mas tudo é investimento. Das flores nas ruas às moradias e treinamento dos trabalhadores. Agora, com a compra do hospital, nos apertamos um pouco, mas seguimos. Estou dando conta da saúde - diz Tissot.
Por isso, diz que segue a intenção da prefeitura de cobrar uma taxa de R$ 2,99 por pessoa nos parques turísticos e do aluguel por temporada, o que tem enfrentado resistência do setor. E em tempo, na última semana entrou em vigor a regra que restringe a abordagem de consumidores nas ruas pelas empresas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna