Um resort do Grêmio e outro do Inter serão construídos em São Francisco de Paula com um investimento de R$ 1 bilhão. Por trás dos projetos na serra gaúcha, está a empresa Laghetto Sports Resorts, união da BR Resorts e Laghetto Hotéis, que enxergam um grande potencial de negócios impulsionado pela paixão gerada pelos clubes de futebol. Os hotéis serão erguidos em dois terrenos de 15 hectares cada na RS-235, ao lado do Mátria Parque de Flores.
Cada empreendimento terá 461 apartamentos. As licenças já foram liberadas, a obra começará em seis meses e a inauguração está prevista para o final de 2027, contou o sócio e CEO da BR Resorts, Gustavo Kinzel, ao podcast Nossa Economia, de GZH. A construção deve gerar até 350 postos de trabalho, além dos 500 empregos que serão necessários para a operação.
O aporte financeiro inicial está garantido pela Laghetto, ao qual se somará o valor da venda das unidades, que será por meio da multipropriedade, no qual o comprador é dono de uma fração do imóvel e pode usufruir por algumas semanas do ano. Sócio da Laghetto Hotéis, Plinio Ghisleni explica que a escolha pela cidade ocorreu principalmente pelo terreno disponível, que é grande e plano. O empresário também destaca o ganho de capacidade hoteleira e movimentação econômica que os resorts darão a "São Chico".
Os hotéis, claro, serão todos temáticos de Grêmio e Inter, assim como a área de lazer. Os empreendimentos terão campo de futebol nas medidas oficiais, 10 quadras esportivas, vestiário, túnel de acesso, restaurantes, bar, piscinas internas e externas, área de eventos para até 300 pessoas, entre outros espaços. A negociação, que envolveu o licenciamento das marcas levou três anos, conta o CEO da Fama Licensing, Fabiano Veronezi. Aliás, o pagamento dos chamados royalties deverá gerar uma receita importante aos clubes. A intenção é replicar a ideia com outros times brasileiros.
Conhecida empresa do setor hoteleiro, a Laghetto tem, atualmente, 23 empreendimentos pelo país. Já a BR Resorts é uma extensão da New Engenharia, que atua em 14 Estados, contabilizando 2,5 mil estudos técnicos ambientais e projetos que somam 1,1 milhão de metros quadrados. Por fim, a Fama Licensing é uma agência que faz licenciamento de marcas há 30 anos e tem obtido vários contratos para a dupla Gre-Nal. Confira mais detalhes no podcast Nossa Economia, de GZH:
No Soundcloud:
No Spotify:
No Apple Podcasts:
Assista ao vídeo da entrevista:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna