Há três anos em obras, a construtora Stemmer Rodrigues finaliza dois prédios em Porto Alegre. O Vista, no bairro Bela Vista, tem 16 andares, com acesso pelas ruas Engenheiro Adolfo Stern e Engenheiro Olavo Nunes. O outro é o Voz, de 17 andares, na Rua Soledade, no bairro Petrópolis. O investimento, porém, não é informado. A empresa também assina os projetos arquitetônicos. No Voz, a marquise do térreo tem formato de onda em homenagem à arquitetura da década de 1960, com traços inspirados em trabalhos do arquiteto Oscar Niemeyer.
— Nossas loucuras (arquitetônicas) têm que caber no orçamento — diz o sócio Paulo Rodrigues.
As unidades ainda à venda custam de R$ 2,8 milhões a R$ 3,2 milhões, o que a construtora considera imóveis "de luxo". Todos têm mais de 160 metros quadrados.
— No Bela Vista, notamos que muitos compradores já moraram no bairro e agora querem voltar, ou moram e querem ficar. Gostam da região, fica perto dos restaurantes do Moinhos de Vento. Já o do Petrópolis tem a localização como diferencial, fica perto da Perimetral — diz.
As entregas estavam previstas para 2023, mas devido à pandemia, ficaram para janeiro de 2024. Quarenta e cinco empregos foram gerados em cada obra.
Enquanto isso, na Espanha
Em 2021, a Stemmer Rodrigues abriu uma operação em Barcelona, na Espanha. Na época, a coluna divulgou o projeto de uma casa na Costa Brava com vista para o Mar Mediterrâneo, no litoral espanhol. A construção ficará em meio à vegetação nativa, com o terreno em um declive. Até o momento, a construtora não conseguiu as licenças ambientais para começar as obras, mas espera obtê-las até o ano que vem.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna