A profusão de luzes e enfeites não deixa dúvida: já é Natal em Gramado, na serra gaúcha. Com 4,8 mil peças decorando as ruas e uma multidão de visitantes percorrendo o Centro, o município quer se consolidar como principal destino turístico do Rio Grande do Sul e promover o maior Natal Luz de todos os tempos.
A ambição tem amparo nos números. Mais de 80 mil ingressos para o espetáculo foram vendidos antecipadamente e o número de turistas no primeiro semestre cresceu 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
— Nossa expectativa é de recebermos de 2,5 milhões a 2,7 milhões de visitantes. Tivemos uma provinha na abertura oficial, com cerca de 15 mil pessoas. O movimento foi enorme — comemora a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk.
A solenidade ocorreu na última quinta-feira (26), com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado e a entrega da chave da cidade ao Papai Noel. Na sequência, o show de Acendimento das Luzes encantou o público em frente ao Palácio dos Festivais.
Este ano, a prefeitura espera deixar para trás os prejuízos causados pela pandemia. Em 2020, não houve festividades e, em 2021, os eventos foram restritos a um terço da capacidade de público. A retomada começou ano passado, quando Gramado recebeu 2,3 milhões de turistas na temporada natalina, de novembro a janeiro.
Ao todo, serão 88 dias de atividades, com atrações diárias pagas e gratuitas até 21 de janeiro. São dois espetáculos na ExpoGramado, O Reino de Natal e o Grande Desfile de Natal, um no Serra Park, o Nativitaten, além da Parada de Natal e do show Orquestra de Violões, ambos na Avenida Borges de Medeiros, e do Acendimento das Luzes, em frente ao Palácio dos Festivais.
O otimismo com a edição deste ano permeia todo o universo empresarial. À frente do Sindtur (sindicato do setor gastronômico e hoteleiro da região), Cláudio Souza diz que a rede de hotéis já está com 65% da lotação vendida. A expectativa é de chegar a 80%.
— Tivemos uma estagnada em setembro, mas vendemos muito nos últimos 10 dias. Não tenho dúvida de que vai ser melhor do que ano passado — comenta Souza.
Meta é fazer o turista ficar mais tempo e gastar mais
O dirigente afirma que a temporada será desafiadora porque a região recebeu muitos investimentos, com inauguração de novos hotéis, parques e restaurantes. O objetivo agora é estender a permanência dos turistas, passando da média de 3,5 noites para mais de cinco, e incrementando o ticket médio diária, de cerca de R$ 800 por pessoa, para R$ 1 mil.
Um dos empresários que apostou em Gramado é Vitor Brod. Ao lado do amigo Diego Braga, o chef Pepi, e com R$ 1,5 milhão de aporte de um investidor, ele abriu uma filial do restaurante Dos Cocina, cuja sede fica em Santa Maria. Mesclando a parrilla argentina com a culinária internacional, eles abriram as portas no final de setembro, esperando os turistas atraídos pelas festividades natalinas.
— O sotaque que menos ouço aqui é o gaúcho — salienta Fernando Corrêa, gerente do estabelecimento.
Para monitorar o fluxo dos visitantes, o Sindtur criou o aplicativo Flutua, que registra todos os hóspedes do setor hoteleiro na região. A próxima meta é manter o movimento no verão. A entidade está concebendo um programa de eventos com descontos de até 30% em hotéis e parques.
— Faremos seis eventos de divulgação no Nordeste. A cidade é muito dinâmica e está preparada para este incremento — afirma Souza.