O novo passaporte brasileiro começa a ser emitido pela Polícia Federal nesta terça-feira (3). A mudança no documento busca identificar com maior segurança os viajantes e retratar a identidade da nação por meio de suas riquezas naturais e culturais mais marcantes, agora estampadas nas suas páginas. Trata-se do primeiro passaporte temático do Brasil.
A nova família de passaportes tem como objetivo aprimorar e modernizar os elementos de segurança, além de homenagear os Estados, de acordo com o governo federal. Na capa, a novidade é a estilização da bandeira nacional em relevo seco timbrado na lateral direita (veja no vídeo abaixo). Nas páginas, mais coloridas, há um aumento do número de marcas d'água, com 13 diferentes ilustrações, que representam a flora e a fauna dos principais biomas do país. Há também fundos invisíveis fluorescentes, com sete composições, retratando os biomas.
A página de identificação também ganhou atualizações, como uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador. As informações estão protegidas por um laminado de segurança.
Os passaportes emitidos no modelo atual continuam válidos até a data de expiração do documento. Haverá um período de transição, durante o qual o modelo atual e o novo conviverão. A emissão do novo passaporte no Exterior somente ocorrerá em 2024.
A taxa para emissão segue a mesma: R$ 257,25 para o passaporte comum, de acordo com o site da Polícia Federal.
A última grande atualização no documento ocorreu em 2015, quando passou a ter um chip e a ser chamado de passaporte eletrônico. O prazo de validade também foi ampliado, passando a ser de 10 anos.