Anunciada no fim de junho do ano passado, em cerimônia em Brasília com a participação do então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a emissão do novo modelo de passaporte ainda não começou. À época, o governo federal informou que o documento passaria a ser fornecido a partir de setembro de 2022, mas, passados 11 meses, nenhum passaporte do novo modelo foi confeccionado. A previsão agora é de que isso ocorra a partir da segunda quinzena de setembro.
"A Polícia Federal (PF), em parceria com a Casa da Moeda Brasileira (CMB) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem trabalhado diuturnamente para dar início o mais breve possível à emissão do novo passaporte brasileiro", informou a PF por meio de nota. "As licitações de insumos e testes técnicos para a nova caderneta têm alterado o cronograma", acrescentou.
De acordo com a corporação, "tem-se previsão bastante próxima" para emissão do novo passaporte a partir da segunda quinzena de setembro.
De acordo com informações da época do anúncio, o documento é temático e homenageia as diferentes regiões do Brasil por meio de representação de biomas e da cultura do país. Além disso, os dispositivos de segurança são considerados os mais modernos da atualidade.
Longa espera
O anúncio de que haveria um novo modelo de passaporte fez o jornalista Felipe Ferreira, de 39 anos, adiar a emissão de seu primeiro documento. Ele diz esperar desde maio do ano passado.
— Tão logo iniciei os trâmites, surgiu a notícia de que haveria uma mudança no modelo de passaporte, tornando-o mais moderno e seguro. Com isso, decidi aguardar para o prosseguimento das etapas seguintes, para obter o documento no novo formato — conta.
Ele imaginava que essa espera seria breve, de alguns meses apenas, mas não foi assim. Ele teme que, além da espera, tenha ainda de pagar mais pelo novo documento. Porém, quando o governo anunciou o novo modelo de passaporte, a informação era de que não haveria mudança nas cobranças. O valor para emissão é de R$ 257, 25.
Enquanto o novo documento não chega, a emissão do passaporte atual ocorre normalmente. Segundo a Polícia Federal, apesar de um aumento na procura, a fila de espera é a menor da história.