A bandeira
Na época de produção dos conteúdos desta reportagem especial, as regiões estavam com a bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Como as alterações de bandeiras são semanais, aconselhamos aos leitores que se informem sobre a situação atual da região por onde pretendem passear antes de iniciar a viagem, quando esta for novamente possível.
Com trajetos sinuosos, matas nativas, penhascos, cascatas e belas paisagens, o Rio Grande do Sul pode e deve ser percorrido também a pé. As diferentes regiões gaúchas oferecem opções de trilhas para todos os gostos e todas as idades, que mesclam cenários rurais, urbanos e litorâneos.
O preparo físico é um aliado para entrar em contato com a natureza e aproveitar a paz, o silêncio e a energia desses locais. Seja nos Campos de Cima da Serra, onde está o maior conjunto de cânions da América do Sul, ou na região central, com terrenos um pouco mais planos, caminhar pelo Estado pode ser uma forma segura de viajar em tempos de pandemia.
Nesta segunda edição especial do caderno Viagem (na última semana, destacamos a serra gaúcha), o leitor é convidado a colocar os tênis, encher a garrafinha de água e desfrutar do turismo a céu aberto.
Mas o esforço não é obrigatório: também mostramos destinos mais sossegados. Afinal, todo mundo anda precisando de um relax.
Desfrute enquanto viaja pelas páginas a seguir: