A bandeira
Na época de produção dos conteúdos desta reportagem especial, a região da serra gaúcha estava com a bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Como as alterações de bandeiras são semanais, aconselhamos aos leitores que se informem sobre a situação atual da região por onde pretendem passear antes de iniciar a viagem, quando esta for novamente possível.
Tendência já consolidada no meio turístico, os destinos regionais ganham ainda mais força em tempos de pandemia. Sorte a dos gaúchos, que têm à disposição mais de 280 mil quilômetros de montanhas, cachoeiras, rios, vales e uma infinidade de opções para quem busca relaxar e entrar em contato com a natureza.
São diferentes culturas, paisagens e estilos de passeios que garantem um pouco de alívio, diversão e relaxamento tão necessários em tempos de incertezas. Todos eles, é claro, com a segurança necessária que o período exige.
Nesta série especial, GaúchaZH vai oferecer a você roteiros a partir das recomendações sanitárias determinadas pelo governo do Estado. Na estreia, buscamos trazer um olhar mais singular sobre a serra gaúcha, destacando opções que vão do tradicional ao inusitado.
São passeios em que o ar puro, o contato com o verde e até a adrenalina (por que não?) fazem parte da experiência. Tudo, é claro, acompanhado pela deliciosa culinária local.
Para o pós-pandemia
Cultura italiana
Viagem curta
Mérica, Mérica
Berço da imigração italiana
História e tradição
Natureza e paz
Livros, parques e cachoeiras
Região das Hortênsias
Trilha, trilho e trago
Painel Atualidade
Na quarta-feira, 29 de julho, o sócio-fundador da operadora de turismo CVC Guilherme Paulus e o vice-presidente de Marketing e Eventos da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), João Machado, debateram na Rádio Gaúcha o futuro do turismo no pós-pandemia. Ouça.