O Caminho de Santo Antônio da Patrulha foi criado em 2014 e é chamado de Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela pelas semelhanças do terreno com a trilha espanhola. Há subidas íngremes e pedras, e por isso é recomendada para aqueles um pouco mais preparados. A dica é admirar a natureza durante o percurso.
O trajeto mais curto, de 12 quilômetros, leva em torno de três horas e meia. Já o de 19 quilômetros pode chegar a cinco horas, dependendo do ritmo do peregrino.
A aminhada passa pela zona urbana até a área rural de Santo Antônio da Patrulha. O começo é na Estrada Bento Silveira Goularte, às margens da RS-030 e em frente à antiga Açúcar Gaúcho S.A (Agasa). Na jornada, há uma visão privilegiada da Lagoa dos Barros e do Parque Eólico de Osório.
Existem poucos estabelecimentos comerciais para comprar água ou usar o banheiro durante o trajeto. Além disso, é possível encontrar apenas duas lixeiras no caminho. Por isso, a recomendação é ir preparado.
Para os que desejam percorrer o caminho por conta própria, é gratuito. Para ter acompanhamento e suporte durante o trajeto, há pacotes por R$ 59, com direito a certificado.
Devido à pandemia, no mês de agosto os grupos sairão com datas definidas.
Mais informações
Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha
- (51) 3662-8560
- (51) 3662-8559
Elos Travel
- atendimento@elostravel.com.br
- (51) 99208-1812