Lançado em 2005, o Caminho das Missões, na versão completa, tem duração de 14 dias. É considerado um roteiro místico e cultural de peregrinação que percorre os mesmos trajetos que ligavam os antigos povoados missioneiros e que compunham o conjunto – urbano e rural – das Missões Jesuíticas (cujos remanescentes encontram-se, hoje, situados em parte do território brasileiro, argentino e paraguaio).
As antigas trilhas guaranis, os percursos missioneiros e, depois, as velhas estradas dos tropeiros serviram de orientação para o traçado do caminho. São 324 quilômetros que passam pelos municípios onde existiam os sete povos das Missões.
O ponto de partida é São Borja, e o de chegada, em Santo Ângelo. São em média 25 quilômetros por dia, a maioria em estrada de chão. Há opções de trajetos mais curtos, de oito, seis ou três dias.
O peregrino receberá uma credencial para colocar os cerca de 25 selos entregues ao longo do trajeto. Ao final, a empresa dá um certificado escrito em guarani e um amuleto. Em tempos de pandemia, alguns sítios arqueológicos podem estar fechados, por isso é importante se informar com antecedência.
É possível fazer qualquer um dos trajetos sozinho ou em grupos. Em ambos os casos, é preciso contar com a assistência da agência de turismo, responsável pela hospedagem, algumas refeições e mapa com passo a passo do trajeto. Os valores variam de R$ 500 a R$ 9.858, conforme o roteiro escolhido.
No caso de pacotes que envolvem a entrada em países vizinhos, também é recomendável verificar a disponibilidade conforme regras durante a pandemia.
Caminho das Missões Operadora de Turismo
- (55) 98405-8528
- caminhodasmissoes.com.br