Júlio de Castilhos oferece um tipo de passeio em que a contemplação da paisagem já começa no trajeto. Até chegar à peculiar área no distrito castilhense de São João dos Mellos, a 77 quilômetros de Santa Maria, há possibilidade de fazer paradas em mirantes naturais para contemplar a natureza.
Isso, no entanto, é só o início de uma experiência que promete encher os olhos dos visitantes.
Ao chegar ao Jardim das Esculturas, a arte de contemplar ganha novos contornos neste espaço de seis hectares que abriga mais de 600 obras em pedra feitas por Rogério Bertoldo. É uma grande exposição ao ar livre e em constante transformação, já que o artista esculpe sem parar.
Este é o maior espaço de esculturas em pedra de arenito na América Latina esculpida por um único artista. Há obras que vão desde o tamanho natural até outras com mais de 4 metros de altura. Entre as formas que ornam o lugar estão as de animais e também algumas inspiradas na cultura oriental.
Durante cinco anos, o escultor se dedicou à meditação. Por isso, no portão de acesso à frente do prédio da recepção, os visitantes percorrem um corredor de enormes esculturas de asanas, as posturas da ioga. São 60 imagens construídas por Rogério ao longo dos primeiros cinco anos da organização do espaço, que terminam com a imagem de um grande buda, esculpido em blocos de pedra de 18 toneladas.
No Jardim das Esculturas, o artista e sua mulher, Giselda, organizaram um ambiente de convívio familiar. Entre as esculturas, há espaço para fazer piqueniques, com direito a levar animais de estimação. Há também um restaurante vegetariano no local, ideal para quem quer dar uma paradinha antes de continuar desfrutando das centenas de obras de arte.
Durante a pandemia, tanto o Jardim com o restaurante estão com 50% da capacidade de público, e por isso o recomendável é ligar antes para agendar a visita.
Como chegar
O Jardim das Esculturas fica na área rural de Júlio de Castilhos, mas o melhor acesso não é pela região central do município, cujo acesso principal é via BR-158. O espaço está no limite com Nova Palma, cidade da chamada Quarta Colônia de imigração italiana.
Para quem sai de Porto Alegre, o melhor trajeto é seguir pela BR-386, acessar a RS-287 e, em Faxinal do Soturno, pegar a RS-149. Parte do trajeto é de estrada de chão, mas as condições, mesmo que tenha chovido, são de boa trafegabilidade.
A sinalização é especial: enormes mãos de arenito indicam o caminho no labirinto de estradinhas entre morros. As obras de Rogério Bertoldo estão em totens pelo trajeto e também ornamentam a entrada de algumas propriedades rurais até São João dos Mellos, o que ajuda a guiar os visitantes.
- Endereço: São João dos Mellos, s/nº – Júlio de Castilhos - Rio Grande do Sul - Brasil
- R$ 20 para adultos e R$ 10 para crianças até 12 anos.
- O local fica aberto às sextas, das 13h30min às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
Contato
- www.jardimdasesculturas.com.br
- (55) 9 9924-4938
- WhatsApp: (55) 9 9967-4184
- rogerioesculturas@gmail.com ou giseldamoro10@gmail.com