A Gol e a American Airlines anunciaram nesta terça-feira (4) um acordo de codeshare (compartilhamento de voos) que irá expandir os voos das empresas entre Estados Unidos e países da América do Sul.
O acordo ainda depende do aval de autoridades regulatórias no Brasil e nos EUA. Segundo comunicado da Gol, o novo codeshare irá ligar a empresa a mais de 30 destinos nos Estados Unidos, enquanto a companhia americana irá oferecer 20 novos destinos para América do Sul.
Ex-sócia da Gol, a Delta fechou a compra de 20% de participação da Latam em setembro de 2019 e saiu do acordo de voos compartilhados com a empresa brasileira.
A Gol é a líder de participação de mercado no Brasil, com 38,2% dos passageiros por quilômetro transportado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Latam vem logo atrás, com 35,9% de participação e é seguida pela Azul, com 25,5%.
Os voos irão operar a partir dos aeroportos internacionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza. Hoje, a Gol atende 88 destinos no Brasil e 16 internacionais, além de 149 destinos internacionais por meio de codeshare.
Segundo a Gol, o acordo irá facilitar a compra de trechos conectados das duas companhias aéreas usando uma única reserva e uma emissão de bilhetes, além de check-in, embarque e verificação de bagagem integrados durante a viagem do passageiro.
A empresa americana também anunciou que irá expandir a atuação em Miami, com a inclusão de um novo voo diário para o Rio de Janeiro. De acordo com comunicado, a American Airlines pretende adicionar 12 voos partindo das cidades de Nashville, Boston, Orlando, Raleigh-Durham e Tampa com destino ao aeroporto de Miami, para facilitar voos para América Latina.