A partir do final de dezembro, o turista brasileiro terá três novos voos com destino a Santiago do Chile. E por preços bem baixos. A JetSMART, uma companhia aérea que se define como ultra low-cost (baixo custo, em inglês), revelou nesta quinta-feira (26) detalhes de sua estreia no Brasil, depois de dois anos de operações no Chile, na Argentina e, mais recentemente, no Peru. O anúncio foi feito durante a 47ª ABAV Expo, a maior feira de turismo da América Latina, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens em São Paulo.
Com sede no Chile, a JetSMART pertence pertence a um fundo norte-americano de investimentos, o Indigo Partners, que tem outras três low-cost: Frontier Airlines (nos EUA), Volaris (no México) e Wizz (que, com sede na Hungria, atende parte da Europa e da Ásia). Na América do Sul, a companhia informa já ter transportado mais de 4 milhões de passageiros.
Quem anunciou os três voos diretos entre Chile e Brasil foi o CCO da JetSMART, Victor Mejia. A rota Salvador-Santiago começa em 27 de dezembro, com passagens a partir de R$ 299 (o trecho, com taxas inclusas). No dia
5 de janeiro, será a vez de Foz do Iguaçu, no Paraná
(R$ 269). O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, entra na programação em 20 de março (R$ 299).
— Nossa expectativa é de transportar 140 mil passageiros em 2019 — disse Mejia.
As aeronaves serão Airbus A320, com 186 assentos, cada uma com a cauda decorada por um animal do continente — tem puma, pinguim, colibri... São "100% novas", segundo o diretor de Vendas, Pedro Asenjo, o que consiste em um dos quatro pilares para a denominação ultra low-cost:
— Com aviões novos, garantimos eficiência, com menos gasto de combustível e menor custo operacional. Em 2018, fomos a companhia mais pontual do Chile.
Os outros três motivos estão ligados à simplificação. A JetSMART não tem loja, tudo é feito pela internet (aliás, as passagens já podem ser compradas em jetsmart.com). E o viajante só paga pelo que realmente usa, ou seja, se não vai despachar malas (o limite para a bagagem de mão será de 10 quilos) nem comer a bordo, esses custos não ficam embutidos no valor da passagem. Esses três fatores, juntos, formam o quarto pilar citado por Asenjo, a tarifa baixíssima, que pode atrair um universo de brasileiros que nunca viajou de avião. Gerente de negócios do aeroporto de Guarulhos, João Pita afirmou que 45 milhões de pessoas da classe média ainda não tiveram essa experiência:
— E apenas 3% dos brasileiros já visitaram o Exterior via transporte aéreo.
Victor Mejia disse que 25% dos passageiros da JetSMART se enquadram na categoria de estreantes:
— Nosso foco é mais no turista que nunca voou do que naquele que voa frequentemente.
Sobre o futuro, o CCO da JetSMART não descartou novos destinos nem voos domésticos dentro do Brasil, mas prefere esperar para ver a receptividade do mercado e estudar muito bem possíveis rotas.
— Não adianta um aeroporto ter fluxo de passageiros mas com um custo alto de operações. Isso dificulta implementar nosso modelo de negócio.
*O jornalista viajou a convite da ABAV Nacional