Os voos da companhia Gol entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, serão encerrados oficialmente neste domingo (17). De acordo com a empresa aérea, em decisão divulgada ainda no mês de outubro, a justificativa para o cancelamento dos itinerários são "motivos estratégicos".
Os voos, que ocorriam às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos, com pousos às 13h45min e decolagens às 14h15min, já estavam sendo cancelados gradativamente. O último itinerário será realizado neste domingo (17).
O diretor do Aeroporto Hugo Cantergiani, Maurício D'Avila, afirma que os voos da Gol eram os mais movimentados do terminal caxiense e atingiam taxa média de ocupação entre 85% e 90%.
— Nos confirmaram que o cancelamento se deu por reestruturação da malha viária, apesar de ser o nosso melhor voo. Não tem justificativa uma companhia aérea retirar um voo desses, na minha opinião — lamentou D'Avila.
O diretor informa que não há perspectiva de que o voo seja novamente reativado em Caxias, porém, garante que a administração busca alternativas.
— Não sinalizaram (a Gol) nenhuma intenção de retomar o voo. Vamos tentar investir na infraestrutura para atrair novas companhias e itinerários. A Azul informou que deve adquirir novas aeronaves. Também vamos tentar tratar com eles essa possibilidade — informou o diretor.
Com o encerramento, Caxias passa a ter três opções diárias. A Gol mantém dois itinerários para Congonhas com pouso às 10h30min e decolagem às 11h10min; e com pouso 18h30min e decolagem 19h10min. Já a Azul opera a linha Caxias do Sul-Campinas, com pouso 15h30min e decolagem 16h10min.