No Dia do Pantanal, celebrado nesta terça-feira (12), a WWF Brasil abriu a votação popular do concurso de fotografia promovido pela organização não governamental (ONG). Foram divulgadas as imagens semifinalistas da ação, que teve mais de 300 inscritos do Brasil, Bolívia e Paraguai com fotos do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai.
Desse total, 30 fotografias foram selecionadas para a escolha do público, que elegerá os vencedores. A votação está aberta até 17 de novembro pelo site do concurso. Os vencedores serão conhecidos no dia seguinte.
De acordo com a WWF, o objetivo do concurso é valorizar as paisagens, biodiversidade e o turismo em áreas protegidas do Pantanal e de toda a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.
— Trazer o olhar e a sensibilidade das pessoas sobre a fauna e a flora são fundamentais para reforçamos a importância da preservação da biodiversidade e o turismo local. Recebemos mais de 300 inscrições com belas paisagens, além de toda a diversidade local. Registros do cotidiano e da simplicidade do povo pantaneiro também marcaram presença — destaca Júlio Sampaio, gerente do Programa Cerrado e Pantanal do WWF Brasil.
Por meio das imagens, o concurso regional buscou também alertar sobre os impactos sofridos pelas queimadas, que ultrapassaram um milhão de hectares:
— Até outubro de 2019, houve um aumento de 97% do número de focos de calor em comparação à média dos últimos 10 anos: foram registrados quase 8 mil incêndios. Recebemos imagens fortes e impactantes que evidenciaram o desastre ambiental.
O concurso é promovido pelo WWF-Brasil, WWF-Bolívia, WWF-Paraguai e também pelo Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, um grupo formado por instituições governamentais e da sociedade civil.