O processo de reserva levou apenas três minutos, já a experiência de dormir em um bondinho do Pão de Açúcar deve ficar por um bocado de tempo na memória de quatro pessoas. Um francês e uma carioca que moram nos Estados Unidos vão passar a noite desta terça-feira (12) na versão de 1972 do teleférico - hoje apenas para exposição na Praça dos Bondes, no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. A reserva foi feita pelo Booking.com.
Promovida pelo site de acomodações, a ação especial se repete nesta quarta-feira (13) para outras duas pessoas de Guarujá, litoral de São Paulo. As duas diárias da acomodação ficaram disponíveis no portal nos dias 29 e 30 de outubro pelo custo de R$ 200 cada uma — uma espécie de valor simbólico.
A acomodação faz parte de um programa de ativações global da empresa, que oferece ações de hospedagens inusitadas pelo mundo, explica Luiz Cegato, gerente de comunicação do Booking.com para a América Latina. De uma série de 30 já promovidas pelo programa, esta é a terceira na região, segunda no Brasil.
— Para nós, foi muito importante conseguir realizar essa ação aqui no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, local que é tão representativo para a nossa indústria (turismo) — relatou em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, no Rio de Janeiro.
Na oportunidade, imprensa e convidados puderam ver como ficou a acomodação que vai receber os hóspedes nesta noite. O bondinho de 1972, que operou por 36 anos, ganhou uma confortável cama de casal, frigobar, poltronas e televisão, mas é a vista o que parece não estar orçado no valor de reserva - o Rio que se enxerga dali ainda é lindo, apesar da névoa que encobria parte dos morros ao meio-dia.
Já a chuva forte que atingiu a capital carioca na noite de segunda parece ter dado uma trégua, o que deve facilitar a ida ao banheiro, que fica do lado de fora e foi adaptado para a noite especial. Os turistas ainda vão ganhar uma visita guiada pelo complexo do Pão de Açúcar e um jantar no restaurante que fica no topo.
A primeira ação do tipo na América Latina foi pelo Dia dos Mortos, festa tradicional no México, em 1º e 2 de novembro do ano passado, com a Casa Ofrenda, uma espécie de altar tradicional em forma de casa, na Cidade do México.
A segunda da região e primeira do Brasil foi uma hospedagem em um vestiário antigo do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Dois hóspedes desfrutaram do quarto em junho do ano passado.
A repórter viajou a convite da Booking.com