No geral, quem vai viajar gasta um tempão planejando as férias, preocupado em reservar voos, hotéis, restaurantes, pesquisar atrações; raramente, alguém dedica metade desse tempo na preparação para a volta, que pode significar o retorno ao caos – ou, se você deixar a água ligada, talvez um desastre bem caro. No mínimo, é o sinal irremediável de que a diversão acabou. Segue aqui uma lista de tarefas e medidas que vale a pena cumprir/tomar antes de uma viagem, para que voltar seja quase tão agradável quanto sair.
1) Organize-se
Faça uma lista das coisas que você precisa fazer na semana, no dia e na manhã anteriores à sua partida; entre as atividades básicas devem estar incluídos o recolhimento do lixo e o esvaziamento (ou pelo menos a checagem) da geladeira. É uma ótima oportunidade também para uma faxina rápida, tipo livrar-se das esponjas usadas e dos produtos vencidos na despensa.
2) Mude a entrega de correspondência
Em vez de deixar as cartas se acumularem na caixa ou se espalharem pela garagem, mostrando que você não está em casa, que tal aproveitar a ocasião para mudar a forma como recebe correspondências? Os Correios do Brasil não oferecem serviço de suspensão temporária, como há nos EUA, mas você pode contratar (por semestre, anualmente ou por dois anos) uma Caixa Postal em uma unidade da empresa. Informe-se em uma agência.
3) Compre mantimentos
Se você vai ficar fora mais de uma semana, estocar alimentos frescos não é uma boa ideia, mas ter alguns itens não perecíveis à mão – as guloseimas favoritas, café, uma ou duas refeições prontas – ajuda a levantar o moral e dar ânimo para a terrível tarefa de desfazer as malas. Quase todas as cidades maiores têm serviço de entrega; portanto, se você fizer o pedido assim que desembarcar, já vai ter mantimentos fresquinhos para a semana inteira quando chegar.
4) Desligue os eletrodomésticos
Muitos aparelhos eletrônicos continuam a consumir energia, mesmo desligados. Tirar da parede coisas como TVs, abridores de porta de garagem, cafeteiras e consoles de games resolve esse problema e, de quebra, não pesa na conta.
5) Feche o fornecimento de água
Fechar o registro geral não ajuda a economizar, mas certamente evita a catástrofe de você voltar e deparar com a casa inundada. Na maioria das casas, a válvula fica na cozinha, na garagem ou na área de serviço, mas também pode ser perto do hidrômetro, ou do lado de fora se você se encontra em climas mais quentes. (Quem mora em apartamento talvez tenha de pedir acesso ao zelador.)
Fechado o fornecimento, abra uma torneira do outro lado da casa para escoar o que estiver parado nos canos. Quando voltar, reabra o registro lentamente para reduzir o risco de dano à tubulação e às instalações.
6) Dê as chaves para um vizinho
Peça a um vizinho com quem você tiver mais intimidade que fique de olho na sua casa – e aí podem estar incluídas tarefas como regar as plantas, a alimentação dos peixes ou apenas uma passada d’olhos para garantir que está tudo bem.
7) Troque a roupa de cama
Tem coisa mais gostosa do que deitar na própria cama com lençóis limpinhos, principalmente depois de uma temporada dormindo em lugares estranhos? Não, não tem.