Enquanto as viagens turísticas de trem, anunciadas para agosto e setembro, entre Vacaria, Guaporé e Santo Ângelo não acontecem, quem não vê a hora de curtir esse tipo de passeio pode desfrutar de outras duas opções em ferrovias gaúchas.
Um clássico é a excursão de Maria Fumaça pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. A bordo do Trem do Vinho, como é conhecido, a viagem proporciona uma imersão nas tradições ítalo-gaúchas por meio de apresentações artísticas e degustação de bebidas.
A aventura começa em Bento, onde os visitantes logo encontram o Parque Temático Epopeia Italiana. Em um galpão de 2 mil metros quadrados, são apresentados nove cenários construídos em tamanho real que auxiliam a contar a trajetória de um casal italiano durante a travessia do oceano Atlântico para chegar no Brasil. O espetáculo tem duração de 30 minutos e já está incluído no pacote do passeio.
Na plataforma de embarque, os passageiros são recebidos com degustação de vinhos, já na parada em Garibaldi são ofertados espumantes moscatel e suco de uva da região. Durante os 23 quilômetros de ferrovia, que levam uma hora e meia para serem percorridos — incluindo as paradas —, o público é brindado com atrações que mostram parte da cultura gaúcha por meio de apresentações de dança, coral e trova.
Em períodos de alta temporada, a dinâmica muda, e são oferecidos passeios temáticos como o Filó do Trem.
— Esta viagem tem os mesmos moldes da tradicional, a diferença é que traz um belo agrado para o estômago. É possível experimentar comidas típicas dos imigrantes italianos, como polenta mole, molho italiano, queijo ralado, tábua de frios e pão colombina — explica Renata Ractz, representante de marketing da Giordani Turismo, empresa que opera os passeios de Maria Fumaça.
O charme do passeio fica, também, pela experiência de andar em máquinas tão antigas. As que estão em uso pela empresa Giordano Turismo são uma Mikado 156, fabricada em 1941, e uma Yung 4, feita na Alemanha em 1954. Ambas têm capacidade de 340 lugares cada.
O diretor do Turismo do Estado, Marcelo Borella, avalia que a malha ferroviária gaúcha tem um grande potencial turístico, mas que ainda não foi explorado pela iniciativa privada:
— Está tudo pronto, mas parado. Os empresários não estão atentos ao potencial que este setor apresenta e não enxergam que existe turismo para além da Serra e do Litoral. Agora, estamos trabalhando para mostrar esse viés ao mercado para fomentar a economia e o desenvolvimento local .
Trem das Termas é opção mais enxuta
Outro destino possível é o que parte de Marcelino Ramos, município localizado na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O passeio do Trem das Termas é mais rápido, tem trajeto de 25 quilômetros percorridos em 40 minutos, porém, para sua realização, é preciso que haja a lotação de, pelo menos, um vagão de 50 lugares para partir em direção à Comunidade do Distrito do Uruguai, em solo catarinense. Durante a pequena viagem, é possível observar o Rio do Peixe, destaca Maridiane de Oliveira, supervisora do Trem das Termas:
— A paisagem é de mata nativa e, durante a pequena parada, para dar a volta para Marcelino Ramos, onde pode ser vista a caixa d'água com capacidade de 40 mil litros que era utilizada para o abastecimento das Marias Fumaça antigamente.
Os trens usados nos passeios têm capacidade para 250 pessoas e são movidos a lenha e água. Fabricados em 1913, eles foram restaurados pela Associação Brasileira de Preservação das Ferrovias de Santa Catarina (ABPFSC) e são administrados pela mesma associação.
Trem do vinho
Onde: Bento Gonçalves
Quando: a saída da Estação Bento Gonçalves acontece nas quartas-feiras, sextas-feiras, sábados e domingos. As partidas são às 9h, 10h, 14h e 15h. Em alta temporada (julho e dezembro), os passeios acontecem todos os dias nos mesmos horários.
Valor: R$ 195 ou 6 x 32,50 sem juros
A compra pode ser feita diretamente na Estação de Bento Gonçalves ou neste site
Trajeto: 23 quilômetros. A ida é percorrida de trem e a volta de ônibus, que deixa os passageiros em Bento Gonçalves.
Trem das Termas
Onde: Marcelino Ramos
Quando: Quartas-feiras e sábados — a confirmar com a Estação Ferroviária de Piratuba pelo fone (49) 3553-1121
Valor: R$ 25
Contato para compra: (54) 99648-0260
Trajeto: 25 quilômetros